segunda-feira, 14 de junho de 2010

53. Unimed Run 10k 2010

Local: Shopping Colinas - São José dos Campos - SP
Data: 13/06/10 - Largada: 9h15min - Clima: 19ºC
Nro.: 1599 - Peso: 76 kg - Tênis: Asics Nimbus 11
Percurso: 10 km - Altimetria: Média - Foto:




Relato: Recorde pessoal mundial nos 10 k, por uma inacreditável diferença de apenas 1 seg. no meu cronômetro e de 2 seg. no resultado oficial. Como sempre confio mais nas minhas marcações, fico com os meus 45:37, ou seja, 1 segundo abaixo da conquista em jul/09 na Volks Run Taubaté. Marca inesperada e agradável surpresa advinda de minha prévia desistência em tentar quebrar, nesta prova, o meu recorde nos 10k. A priori, almejava a quebra devido as qualidades do percurso, vivenciadas in loco nos três test-run’s. Mas, logo após a boa estréia na maratona em SP, certo relaxamento pós-conquista e desmotivação com o frio minaram meus planos. Corri as duas últimas provas (Delta e SESI) praticamente sem treinar.

Em algum ponto estava me perdendo e deixando a busca do recorde de lado, até que uma novidade mudou todo o planejamento esportivo. Após uma brincadeira com os Narezzi’s referente ao evento esportivo, a se realizar em agosto, em comemoração ao bicentenário do Paraguai, maturou-se a idéia da 1ª prova internacional. Por fim, estou novamente inscrito em uma maratona: Maratón del Bicentenario, em Assunção. Parafraseando Camões: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.". Retomei os treinos, voltei pra musculação e desencanei com o recorde, tanto que fiz um longão de 25 km, com o Namiuti, na sexta e musculação no sábado. Fui pra Unimed até com mais vontade de correr rs...

Larguei junto com o Berto, Bruno Narezzi, Brasilino e Edward da 100 Juízo. Sem planos, sem segredos, corria tranquilamente, me sentia bem e fui curtindo o percurso, principalmente a vista do Banhado. Jamais imaginava que o recorde era iminente, tinha apenas uma noção que o tempo de prova tava bom para minhas pretensões que, por ora, era fazer um tempo parecido com o do Sesi. Sem sentir o cansaço do longão de sexta, forcei o ritmo na longa descida dos 7 aos 8km, da Av. Anchieta. Adentrei forte na Jorge Zarur, afim de garantir o split negativo e nem vi a placa do 9km.

Reta final, abro um longo sprint e vou ultrapassando todos os corredores que eu revezava nas posições durante a prova. Na velocidade e embalado pelo entusiasmo do locutor que gritava o meu nome, olho pra cima e tomo um susto, vejo a marca bruta de 45min e tantos segundos no relógio do pórtico. Travo o cronômetro e sem acreditar no feito, fico desesperado ao perceber que fui tão despreocupado em relação ao recorde que eu tinha me esquecido de qual era o tempo dele rs. Só quase 1h depois que consegui confirmar a informação, com um misto de alegria e alivio, pois se eu tivesse, por desprezo, deixado por pouco escapar, teria ficado muito chateado. Mas enfim, só alegria... agora nem quero saber desta palavra recorde que tanto escrevi aqui e sim da palavra treino, pois quero baixar minha marca na Maratona do Paraguai e realizá-la sem tanto sofrimento como foi na Maratona de São Paulo. Com todo o apoio e carinho da minha namorada Leiliane, que também voltou a treinar. Valeu e obrigado à todos os amigos por este ótimo domingo. Ah, recorde ! rs















Resultados: Tempo: 00:45:37 - Pace: 04:34 min/km
melhor tempo nos 10km.
14º de 49º na categoria M25-29.

Avaliação da Prova: Percurso novo, com bom piso, altimétria, largura de pista e sombras para correr. Além da vantagem pro split negativo e do visual do Banhado. Hidratação ótima. Segurança e sinalização boas, mas fica a dica para as placas serem suspensas. Kit pós-prova recheado, incluindo isotônico, barra cereal, boa camiseta, sacolinha e um medalhão de botar respeito no quadro de medalhas. Grande evento, parabéns aos organizadores e a prefeitura de SJCampos !

Nota final: 5,00
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente