Local: MASP - Av. Paulista - São Paulo
Data: 31/12/10 - Largada: 16h47min - Clima: 21º
Nro.: 6308 - Percurso: 15 km - Altimetria: Alta
Data: 31/12/10 - Largada: 16h47min - Clima: 21º
Nro.: 6308 - Percurso: 15 km - Altimetria: Alta
Relato: Bendita... amada... odiada... São Silvestre, cada corredor com seus motivos e opiniões, mas acredito que a maioria quase absoluta ao pisar na Av. Paulista deixa de lado suas críticas e se divertem. Desculpe-me, mas se assim não for, não vejo motivo para estar ali. As características desta prova requer abnegação, seja dos problemas físicos do esportista como dos organizacionais do evento. Estar ali é ter espírito esportivo, é confraternizar, é desejar Feliz Ano Novo correndo... Assim busquei estar naquela festa, não particularmente do esporte, mas da vida. Uma vida nova, de sucesso, que muitos desejam a cada virada de ano.
Confesso que não treinei a contento de um grande resultado, minha meta era até que fácil: baixar meu tempo da São Silvestre 2009 de 01:29:17. Supreendentemente e graças a ajuda do amigo-pacer Wagner Moraes da equipe 100 Juízo, que me puxou por dez fortes km's numa média de 04:40, consegui melhorar em 0:11:04. Agradeço-o pela generosidade e aproveito para dedicar este resultado ao Sr. Berto e ao Bruno Narezzi, dois corredores que se preparam para estar ali comigo, mas que por problemas de última hora, tiveram a prudência e a sabedoria de adiarem suas estréias. Também pra ficar registrado: fiquei emocionado na altura do 10km ao ser informado pela população que o nosso Marílson era TriCampeão e ainda mais feliz de estar ali fazendo parte da festa.
Acabou 2010. Um ano espetacular em muitos aspectos, no mundo esportivo-amador: estreie em maratonas na Maratona de São Paulo e três meses depois baixei meu tempo em 0:26:22 na Maratona de Assunção. Bati meus RPM's (Recordes Pessoais Mundias) em quase todas as distâncias que disputei (deixei a desejar nos 5km, num ano que não treinei velocidade e sim resistência). Me supreendi com os resultados da Meia-Maratona de SP e nesta São Silvestre com tempos MUITO melhor do que o planejado. Também tive corridas interessantes: Corri em Guará a Prova 9 de Julho com o tênis na mão rs, participei pela 1ª. vez de uma prova de revezamento V Revezamento Tabatinga, e num dia que larguei cansado e terminei num sprint absurdo, melhorei minha marca nos 10km da Unimed Run por apenas 1 segundo. Por fim, pra fechar com chave de ouro esta simples retrospectiva: a agradável comemoração do meu aniversário no mesmo dia da prova Oscar Running. Valeu meus amigos, familiares, namorada, corredores e leitores. Que venha muitos km's pela frente, os meus seguirei com mais diversão e menos metas, os de vocês desejo sucesso e realizações. Feliz 2011 !
Resultado: 01:18:13 - Pace: 05:13 min/km
Avaliação da Prova: Inevitavelmente, o foco é a premiação antecipada (entrega das medalhas) aos amadores. Uma atitude unilateral, absurda e desvinculada de qualquer espírito esportivo e motivacional pela Yescom. A princípio pensei numa forma explícita de protesto, mas imbuído do espírito natalino desisti e busquei abstrair tal descaso. Demais itens, considerando as características imensas desta (e somente desta) prova, continuo com as mesmas avaliações das edições anteriores, como ótimo. Excluindo a hidratação via isotônico que apesar da ótima idéia de distribuir em saquinhos (estilo geladinhos) deixaram acabar muito cedo e pelo fato que ao final, para hidratar, havia somente água. Pasmen ! Assim como a premiação (medalha), a hidratação (isotônico) também fora entregue antecipamente. Pergunto: Por que não entregaram tudo junto com o minguado kit lanche distribuído numa sacolinha pós-prova ? Ah, pela burrice, derrubo a nota.
Nota final: 3,5
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente