terça-feira, 8 de setembro de 2009

38. 13ª Meia Maratona Internacional RJ

Local: São Conrado até o Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro
Data: 06/09/09 - Largada: 9:15h - Clima: 24ºC Nublado
Nro. 5215 - Peso: 76 kg - Tênis: Asics Nimbus 9
Percurso: Meia Maratona - Altimetria: Média - Mapa:





















Atletas Vinac: Michel, Solange, Vanderléia e Venância. Staff: Bruno, Chumbo, Diego e Leiliane.

















Relato: Galera animada, final de semana com feriado na segunda, uma excelente corrida no domingo e a oportunidade de conhecer o RJ. A Leiliane inclusive com a missão de ir ao Maracanã, torce in loco para o seu Fluminense, até dei uma forçinha rs. Muitos passeios, praia e atleta como sou a filmagem para o Globo Esporte (link aqui). No hotel, uma agradável surpresa encontro com o querido corredor paulista Guilherme Maio. Enfim, domingo, dia de correr sem correr e se divertir. Depois de muito pensar sobre correr forte (mesmo sem os devidos treinos) ou não, questiono o quanto o tempo poderia ser meu algoz e tomo a uma grande atitude: deixo o relógio no hotel e vou pra prova totalmente despreendido de resultados.

"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno."
Willian Shakespeare

São Conrado: Largada congestionada, quem for correr "por tempo" é imprescindível chegar cedo e posicionar-se mais à frente. Saio tranquilo: sem relógio pra disparar ou metas para cumprir. Único objetivo: de forma divertida, conhecer a orla zul carioca correndo. Forte subida da Niemeyer logo no início segura o ímpeto dos ansiosos.
Leblon: Público numeroso e participativo que incentiva toda a multidão em movimento. Alguns gritam o seu nome, impresso no numeral.
Ipanema: Adentro na Vieira Souto, praia de Ipanema e ops... uma paradinha (1 min.) para eliminar o excesso de hidratação rs. Ah, não resisti e pela 1ª. vez caminhei apenas para contemplar a natureza e agradecer a Deus pela celebração da vida. Visual deslumbrante !
Copacabana: Av. Atlântica e a diversão continua. Público responde festivamente as convocações de alguns corredores para animação. Aí, no posto 5 fiz um pit-spot inusitado, parei para uma Hidratação Refrescante de Carboidrato Líquido, depois explico aos amigos detalhadamente esta inovadora técnica de hidratação rs...
Leme: Num ritmo bem confortável o cardiorespiratório estava tranquilo, dava pra dar uma palestra. Já na parte muscular começava o desgaste pela panturrilha esquerda, de resto era só alegria.
Botafogo:
Pão de Açúcar à direita e Corcovado à esquerda. Era demais estar ali, ainda mais correndo prazerosamente por diversão. Sem pressão, relógio, nada... eu simplesmente não tinha a mínima idéia de tempo. Uma experiência muito interessante, aja visto que sempre corri de olho em cada parcial e matutando mirabolantes cálculos rs. Posto de gatorade, dois copos e uma deliciosa caminhada por alguns metros. Espero não sentir falta deste pecado rs.
Flamengo: Ao chegar no Flamengo à galera de ponta (que não sabe brincar) já estava descansado e ainda faltava 5km. Do outro lado do belíssimo gramado aquela multidão cruzando o pórtico. Psicológico vai à mil. Lonqínqua reta e a quantidade de corredores se arrastando, andando e reclamando é de impressionar. Michelzão inteiro, com a tática de curtir a paisagem no começo e correr pra valer na parte "pior" da prova (Flamengo), começa a correr de verdade e a caça aos coelhos, primeiro os mais frágeis. Após retornar, já na reta chegada, escolho os coelhos mais inteiros e vou em busca da "final de corrida perfeita" rs. Assim, consigo manter a diversão da prova justamente num ponto crítico, tanto físico, como principalmente psicologicamente. Faltando uns 700m, rodando num de pace 04:30 e ultrapassando maciçamente (uma sensação ótima), quando um corredor passa voando... fui na captura e aí começou o desespero, parecia teste de V1000Max na pista. A respiração ofegante virou entoantes gemidos e na ponta do pés as passadas ficando cada vez mais largas. Apesar de não alcançar o cidadão (acabou a pista rs), a brincadeira me deu a adrenalina necessária para terminar muito realizado e feliz. A Leiliane, até tentou tirar uma foto da chegada, mas naquela velocidade não daria nem pra me filmar rsrsrs. Enfim, missão cumprida, diversão garantida. Agora futuro atlético incerto e calendário incógnito, mas mãos ao Alto: Obrigado Meu Deus por mais esta oportunidade !
















Tempo: 2:21:02 - Pace: 06:41 min/km - Velocidade: 9,0 km/h
Resultados:
www.yescom.com.br/meiadorio/2009/portugues/index.asp
Vídeos e fotos:
www.webrun.com.br/fotos/commerceft/videos/index/numFotografado/5215/idEvento/476/tb/9057/tl/8462/local/1/


Avaliação da Prova: Belíssima prova, a melhor que participei até hoje, com certeza ano que vem tem mais. Linda cidade, percurso turístico e interessante. Excelente participação do público. Organização e hidratação impecáveis. Faltou apenas um posto de apoio com banheiros (senti na pele, mas dei um jeitinho rs). Kit recheado, medalha bacana e camiseta Adidas excelente. Inscrição: R$ 45,00, custo x benefício ótimo.

Nota final: 4,75
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente