sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

22. 84ª São Silvestre

Local: Avenida Paulista - Masp - São Paulo
Data: 31/12/08 - 17h45min - 26º Sol
Numeral: 5031 - Peso: 82 kg 
























Resultado: 15 km em 1:41:27 pace 06:48 min/km

Queridos amigos, corredores e leitores, primeiramente desejo-lhe um próspero e saudável 2009, segundamente, o relato será um pouco grande, pois preciso registrar isso para não esquecer:

Ao correr esta prova recordo-me dos meus primeiros passos e do forte motivo pelo qual iniciei as corridas. Muito realizado estou com tudo que vem me ocorrendo. Cito a frase “Melhor que o caminho é o caminhar.”, (título do site e livro do amigo corredor Fábio Namiuti) que me alegra pois a corrida me proporciona auto-conhecimento, melhora na qualidade de vida, novas amizades e desafios. O caminhar está sendo enriquecedor e o aprendizado é constante, não só do atletismo em si como das lições que dele emerge. 

“No final tudo acaba bem.”, (ditado francês, “Tout est bien, qui finit bien”). Terminar bem, inteiro e feliz uma prova desafiadora (distância, altimetria e clima) como a São Silvestre ratifica o merecimento de toda uma recente, porém, compensadora história esportiva-recreativa de persistência e superação. E, um passo após o outro, sigo, do meu jeito, em direção a cada linha de chegada.

01-05km: Multidão de atletas e esportistas tomam conta da Av. Paulista e arredores. Clima total de festa e espírito esportivo. Todos se cumprimentam, tiram fotos, festejam... Trilha sonora Carruagem de Fogo nos altos falantes e é dada aquela largada. Aplausos da numerosa platéia. Alguns corredores, como eu emocionados. Saio da Paulista e desço a Consolação praticamente trotando, é difícil de correr no meio daquela multidão. Já no 2 km, uma paradinha um poste pra um xixi-stop e volto até mais feliz pra corrida. Procuro espaço para correr em vez de apenas trotar. A emoção ainda aflorada impossibilita uma plena concentração. Corro alegremente ansioso... 

06-10km: Com Timex, esqueço de marcar alguns km's e de acompanhar tecnicamente a prova, faço uma corrida totalmente descomprometida com tempo, por vezes desconcentrado com o ritmo,  simplesmente quero ver e participar da festa. Só uma preocupação: a famosa subida da Av. Brigadeiro, altura 12 km. Não quero andar nem um metro, sequer na Av. Brigadeiro. Assim, corro tranquilo e num ritmo mais lento que o usual nos treinos... 

11-15km: “A percepção do tempo incita o conflito entre desejos. Isto agora ou aquilo depois? Desfrutar o momento ou cuidar do amanhã? Ousar ou guardar-se? Poupar ou gastar?”, livro "O valor do amanhã" de Eduardo Gianetti. Correr mais rápido ou poupar-me pra Av. Brigadeiro? Essa era a questão. Pessoal bota muito medo nesta subida... e encarei-a facilmente, esperava mais, talvez o que tenha ajudado foi ter-me "poupado", até então. Por fim, termino a subida e a direita adentro na Av. Paulista... apesar de inteiro, nem quero saber de sprint... apenas curtir o fantástico final de prova e a visão emocionante da linha de chegada. Faço como demais atletas: braços abertos, sorriso no rosto, pose para as fotos e lágrimas nos olhos. Isso mesmo cheio de pleonasmos. Segundos antes de cruzar a linha dedico a prova ao meu pai Expedito Barros, pois se um dia eu comecei a correr por ele, para ele e hoje agradeço a Deus pela minha saúde e a dele. Missão cumprida!

Este relato não dimensiona a grandeza do vivenciado. O encantamento é tanto que deverá ser repetido, por isso já considero a minha presença confirmada para a 85ª Corrida de São Silvestre 2009 e convido você para esta inebriante festa do atletismo, do esporte, da vida. Organização impecável. Ótimo custo x benefício. Percurso excelente para um desafio do porte. Hidratação suficiente. Por fim, um kit prova recheado e com uma linda medalha e ótima camiseta.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Michel !

Correu bem e escreveu melhor ainda. A São Silvestre é mesmo uma grande festa, e vale muito a pena participar dela com esse espírito de celebrar que você demonstrou em cada palavra do seu relato. Deixar tempo, resultado, pace, velocidade e outras palavras semelhantes para as outras corridas todas do ano. Correr com alegria os seus primeiros 15 Km (primeiros de muitos, sei que você tem cacife pra ir muito além disso !).

Agradeço pela citação do meu nome e fico muito feliz em ver que o meu lema como corredor serve, de alguma forma, como inspiração também para os amigos que compartilham desse mesmo gosto pelo esporte.

Muito sucesso pra você em 2009, seja nas corridas, seja fora delas. A gente se encontra nos treinos e provas por aí.

Abraço !

Fábio

Gerson Narezzi disse...

Valeu " Michel "
Não tenho palavras para este comentário, a minha emoção ao terminar de ler seu relato, foi muito forte, fiquei arrepiado
mas deixo aqui esta linda mensagen

A VITÓRIA
Quer vencer os desafios?

confie em Deus

Quer ser bom no que faz?

pratique!

Quer alcançar o objetivo?

Jamais desista!

Quer crescer?

tenha raizes.

Quer ver resultados?

Persevere.

Quer ser feliz?

esqueça o passado

Quer falar bem?

Escute melhor.

Quer aprender?

Persista em ler.

Quer realização pessoal?

Sirva!

Quer fazer diferença?

Pague o preço.

Aqueles que nada fazem e

esperam algum tipo de vitória

estão enganados

A vitória é dos que lutam, dos que

agem, dos que "saem do porto".

A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.

Gerson Narezzi

Unknown disse...

parabéns pelo blog.. aproveito para add ao meu.. bons treinos

Jorge Cerqueira disse...

Michel boa tarde, me desculpe pela demora em vir aqui, mais o tempo está curto, bom camarada meus parabéns por completar esta bela prova que foi a 84 S.Silvestre é isso ae. Desejo que em 2009 todas as metas suas sejam alcançadas.
Bom final de semana e continuação de boas passadas.

Um abraço

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com