segunda-feira, 17 de maio de 2010

51. Série Delta - 1ª Etapa

Local: Shopping Colinas - São José dos Campos
Data: 16/05/10 às 08h - Clima: 16ºC Nublado
Nro.: 222 - Peso: 77kg - Tênis: Asics Nimbus 9
Percurso: 5,4 km - Altimetria: Baixa - Fotos:












Relato:
Pós-maratona, descansei uma semana inteira e na seguinte fiz 3 treinos de 10k (contrariando planilha). Logo, mantive-me lento, num dia que foi tudo muito rápido. Acordei atrasado e cheguei faltando uns 15min. pra às 8h, horário atípico pra provas regionais. Ainda tinha que pegar o chip, pregar o nro. de peito, aquecer, etc e tal. Não deu tempo nem de conversar com os amigos, alguns deles ausentes devido a prova da FEG (relato Namiuti). Fui pra largada com uma meta razoável, rodar abaixo de 4'30"/km o pace médio geral. Logo, estava "auto-credenciado" a correr no pelotão Quênia, cujo a divisão para a elite (acredito que muito abrandada) é justamente este. Resisti num 1º momento, mas chamado pelo Cristiano da 100Juízo juntamos ao field de amigos: Jota Jr. (campeão 5k), Moacir, Irma (campeã 5k), Narezzi (rei do litoral), os vinaquianos André e Mineiro, e demais elite.

Larguei embalado pelo pelotão. Fechei o 1km: 04:07 e o 2km: 04:15. Depois disso meu cardio-respiratório começou definar, devido a ausência de treinos de tiro e fui obrigado a reduzir o ritmo, mas ainda de olho na meta: sub-4'30" de pace. Na altura do posto gasolina Chaparal estava a placa de 4km e confirmava a minha desconfiança: percurso tinha mais do que 5k, repetindo o da Unimed 2009. Mantive na casa dos 4'40", deixando um gás pra reta final. Não vi a placa exata dos 5k (acho que não tinha), mas tinha várias placas informando em metros a distância restante para o fim da prova: 400m, 300m, 200m e 100m. Bacana !

Na placa de 300m abri o sprint e acabei ultrapassando um corredor. Faltando poucas passadas, reduzi para chegar bonito pra foto/vídeo, no momento que eu ia abrir os braços, este mesmo corredor me ultrapassou se jogando na minha frente. Normal poder ser ultrapassado quase no tapete. Sacanagem é atrapalhar o grande momento de outro corredor, só faltou ele ter me empurrado. Mas apesar deste incidente e da bagunça com a distância do percurso, que na verdade tinha 5,4km, terminei feliz, fechando em 24:10 com pace apertado de 04:29 e emna categoria M2529. Devido a compromissos, não tive tempo para o pós-corrida e logo fui embora. Foi um dia de F1 em contraste com todo o trabalho da maratona.

Tempo: 00:24:10 - Pace: 04:29 min/km

Avaliação da Prova: Percurso plano com a divulgação de 5k, mas com 5,4km. Hidratação ok. Kit prova com excelente camiseta e medalha, sacolinha, revista O2 (ago/09), frutas e hidrotônico, faltou uma barrinha de cereal rs. No custo x benefício poderia ser uns 20% mais barato. Mas apesar da boa organização o negativo mesmo fica por um certo desprezo em não responder aos contatos de vários corredores, seja para a alteração da data devido a prova da FEG, seja para a premiação por categoria, seja para saber da retirada do kit. Acho que não basta uma grande empresa vir aqui e fazer uma corrida "chic", tem que pelo menos ouvir os nativos. Ficou meio impessoal.

Nota final: 4,0
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

7 comentários:

Silvio disse...

Michel
Concordamos em vários pontos sobre a avaliação desta prova veja em http://corrercorrercorrer.blogspot.com/
A concorrência com provas já tradicionais parece coisa de criança, de birra mesmo.
Creio haver espaço para todos, desde que se mostre respeito e consideração pelos atletas.
Parabéns pelo seu debut no pelotão de elite, embora vc estivesse um pouco Maizena pra um Queniano, hehehe.
Um abraço
Sílvio

Unknown disse...

Perfeito, Michel! Tanto o seu desempenho na prova (4:07 no primeiro quilômetro, parceiro? Anda tomando leite de gueparda?), quanto as observações sobre ela.

Pena a divisão da galera no final de semana, mas que bom que (quase) todos conseguiram fazer boas corridas, ficando bastante satisfeitos com seus resultados.

Abraço e até as próximas!

Fábio

Fabio Matheus disse...

Mandou bem Michel, depois da maratona este pace ta otimo!! Eu tb nao esperava rodar rapido, mas deu tudo certo e tive a ajuda do F.Vilhena que me puxou desde o começo e depois no finalzinho.

Se vc recebeu uma revista de ago/09, eu recebi de jun/08... haha nem abri, já li esta revista na epoca.

A corrida foi boa, mas concordo contigo, poderia ser uns 20% a menos o valor da inscricao e dar mais atencao a opiniao do pessoal da regiao. Já respondi o questionario de feedback que mandaram comentando isso.

Abraço e nos vemos na Unimed, a Sesi nao poderia ir.

Gerson Narezzi disse...

Ae grande amigo Michel, a placa de 5km estava em cima da ponte rsrsr
Achei que vc iria me acompanhar na prova toda, em determinado momento corri sózinho acabei me distraindo.
Tambem repondi o questionario e mandei bala

Gerson Narezzi

Cristiano 100 Juízo disse...

Parabéns pela corrida e pelo relato, Michel. Média por km muito boa. Imagine quando voltar a fazer tiros e treinos de velocidade ? Também achei o valor um pouco alto. Boa semana e bons treinos !

Orlando disse...

E aí maratonista Michel. Apesar do pós maratona, continua mandando bem. Parabéns pela excelente prova e comungo do mesmo pensamento seu em relação a essas provas cheias de pompa, conforme seu comentário lá no blog do Fabio.

Unknown disse...

Show de relato, muito bem detalhado ... e ótimo tempo, imagine só que as vezes somos "obrigados" a dar uma pausa para o descanso e quando voltamos parece que temos dois blocos de concreto nas pernas...

Parabéns pelo Blog e Sucesso !!!

http://porqueeucorro.blogspot.com/