segunda-feira, 14 de junho de 2010

53. Unimed Run 10k 2010

Local: Shopping Colinas - São José dos Campos - SP
Data: 13/06/10 - Largada: 9h15min - Clima: 19ºC
Nro.: 1599 - Peso: 76 kg - Tênis: Asics Nimbus 11
Percurso: 10 km - Altimetria: Média - Foto:




Relato: Recorde pessoal mundial nos 10 k, por uma inacreditável diferença de apenas 1 seg. no meu cronômetro e de 2 seg. no resultado oficial. Como sempre confio mais nas minhas marcações, fico com os meus 45:37, ou seja, 1 segundo abaixo da conquista em jul/09 na Volks Run Taubaté. Marca inesperada e agradável surpresa advinda de minha prévia desistência em tentar quebrar, nesta prova, o meu recorde nos 10k. A priori, almejava a quebra devido as qualidades do percurso, vivenciadas in loco nos três test-run’s. Mas, logo após a boa estréia na maratona em SP, certo relaxamento pós-conquista e desmotivação com o frio minaram meus planos. Corri as duas últimas provas (Delta e SESI) praticamente sem treinar.

Em algum ponto estava me perdendo e deixando a busca do recorde de lado, até que uma novidade mudou todo o planejamento esportivo. Após uma brincadeira com os Narezzi’s referente ao evento esportivo, a se realizar em agosto, em comemoração ao bicentenário do Paraguai, maturou-se a idéia da 1ª prova internacional. Por fim, estou novamente inscrito em uma maratona: Maratón del Bicentenario, em Assunção. Parafraseando Camões: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.". Retomei os treinos, voltei pra musculação e desencanei com o recorde, tanto que fiz um longão de 25 km, com o Namiuti, na sexta e musculação no sábado. Fui pra Unimed até com mais vontade de correr rs...

Larguei junto com o Berto, Bruno Narezzi, Brasilino e Edward da 100 Juízo. Sem planos, sem segredos, corria tranquilamente, me sentia bem e fui curtindo o percurso, principalmente a vista do Banhado. Jamais imaginava que o recorde era iminente, tinha apenas uma noção que o tempo de prova tava bom para minhas pretensões que, por ora, era fazer um tempo parecido com o do Sesi. Sem sentir o cansaço do longão de sexta, forcei o ritmo na longa descida dos 7 aos 8km, da Av. Anchieta. Adentrei forte na Jorge Zarur, afim de garantir o split negativo e nem vi a placa do 9km.

Reta final, abro um longo sprint e vou ultrapassando todos os corredores que eu revezava nas posições durante a prova. Na velocidade e embalado pelo entusiasmo do locutor que gritava o meu nome, olho pra cima e tomo um susto, vejo a marca bruta de 45min e tantos segundos no relógio do pórtico. Travo o cronômetro e sem acreditar no feito, fico desesperado ao perceber que fui tão despreocupado em relação ao recorde que eu tinha me esquecido de qual era o tempo dele rs. Só quase 1h depois que consegui confirmar a informação, com um misto de alegria e alivio, pois se eu tivesse, por desprezo, deixado por pouco escapar, teria ficado muito chateado. Mas enfim, só alegria... agora nem quero saber desta palavra recorde que tanto escrevi aqui e sim da palavra treino, pois quero baixar minha marca na Maratona do Paraguai e realizá-la sem tanto sofrimento como foi na Maratona de São Paulo. Com todo o apoio e carinho da minha namorada Leiliane, que também voltou a treinar. Valeu e obrigado à todos os amigos por este ótimo domingo. Ah, recorde ! rs















Resultados: Tempo: 00:45:37 - Pace: 04:34 min/km
melhor tempo nos 10km.
14º de 49º na categoria M25-29.

Avaliação da Prova: Percurso novo, com bom piso, altimétria, largura de pista e sombras para correr. Além da vantagem pro split negativo e do visual do Banhado. Hidratação ótima. Segurança e sinalização boas, mas fica a dica para as placas serem suspensas. Kit pós-prova recheado, incluindo isotônico, barra cereal, boa camiseta, sacolinha e um medalhão de botar respeito no quadro de medalhas. Grande evento, parabéns aos organizadores e a prefeitura de SJCampos !

Nota final: 5,00
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

6 comentários:

Unknown disse...

Sensacional, Michel! Parabéns novamente pelo recorde. Esses que vêm de surpresa, sei lá, parece que são até mais gostosos.

Valeu pela companhia no longão de sexta. Como te disse por e-mail, detonando na prova, você acabou com a desculpa esfarrapada que eu tinha! Pô, fiquei sem argumentos, hehehe...

Siga firme na preparação para El Bicentenário. Só pra variar, TAMO JUNTO, você sabe disso! Não na prova, infelizmente, mas nos treinos com certeza.

Abraço!

Fábio

Fabio Matheus disse...

Aproveitando o ritmo de Copa do Mundo, Show de bola !!

Meus parabéns, correr a este pace é muito dificil, tem q estar bem treinado e motivado.

Como disse o Namiuti, conte comigo para os treinos longos que for realizar. To dentro.

Abraço!!!

Gerson Narezzi disse...

Grande companheiro !!!
Como é gostoso bater record...
Parabéns!!!
E rumo el Paraguai!!! vamos arrebentar !!!!
Quero participar junto desses treinos longos para fazer bonito na minha primeira meia maratona

abraços

Gerson Narezzi

Silvio disse...

Caraca Michel, imagina pra onde ia esse tempo se não fosse o longão de 25km e a musculação de sábado?
Parabéns parceiro, mandou muito bem.
Tenho certeza que no Paraguai vai ser recorde também.

Orlando disse...

CAramba, que beleza de desempenho hein Michel?! Parabéns pelos treinos, pela prova, pelo recorde e pela coragem de disputar mais uma maratona , desta vez en el Paraguai. Sendo assim , hasta la vista amigo.

Jorge Cerqueira disse...

Vc tem potencial, se vc treinar certinho com certeza o seu corpo vai assimiliar os treinos e também nas próximas corridas vc vai conseguir abaixar mais ainda os seus tempos nos 10K acredite nisso, pois quando eu comecei eu sempre fazia um tempo alto e depois levei a sério e consegui abaixar...Parabéns pela prova da Unimed Run e pelo recorde.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com