segunda-feira, 19 de julho de 2010

55. Corrida Aniversário de SJCampos

Local: Parque da Cidade - Santana - São José dos Campos
Data: 18/07/10 - Largada: 10h - Clima: 19ºC Nublado
Nro.: 408 - Peso: 76 kg - Tênis: Mizuno ProRunner 10
Percurso: 5 km - Altimetria: Média - Fotos:

















Relato:
Acredito que o sucesso de um esporte de endurance (no meu caso, a maratona), pauta-se numa palavra: CONFIANÇA. Há 21 dias para a Maratona de Assunção, fiz no sábado o grande treino-teste: 30k. Propositalmente solitário (teste psicológico) e determinado, cumpri na íntegra o planejado e terminei "inteiro", alcançando a confiança que buscava.

Nem entrei definitivamente na fase de polimento, e logo, no dia seguinte, fui correr no lamaçal percurso do parque da cidade. Como disse esta semana o meu amigo Bruno Narezzi: "O ótimo é inimigo do bom.". Então, nada mais prudente do que reduzir dos 10k, inscrito, para os 5k a distância a percorrer, ainda mais porque o percurso era de duas voltas de 5k (pra mim, sempre desmotivante). Desarmei o espírito contra tudo que discordava desta prova (avaliação abaixo), encarrei como um treino regenerativo, tirei o pé e muito singelamente comemorei meus 3 anos de corrida, ali aonde tudo começou.

Resultados: Tempo: 00:26:19 - Pace: 05:16 min/km

Avaliação da Prova: Local original para uma prova de cross-country, de aventura, para os atletas adeptos e treinados para tal atividade. Em contra-partida, local inapropriado (terreno muito acidentado e estreito) para uma prova pedestre convencional, com inúmeros participantes iniciantes, sem o fortalecimento suficiente das articulações, tendões e músculos para evitar lesões. Além do mais, é um evento em comemoração ao ANIVERSÁRIO de SJCampos e uma cidade deste porte não pode EXCLUIR DA FESTA, DO ESPORTE, os seus moradores adeptos. Se era pra limitar, então que fossem apenas para os moradores da cidade e que não fizessem uma prova particular para o pessoal da Embraer. A cidade merece uma prova grandiosa, um novo percurso, um grande evento e até um patrocinador bom para evitar a qualidade regular das camisetas e medalhas entregues. Kit pós-prova foi até bom: lanche, suco, banana, barra cereal e chocolate. Demais detalhes, sem críticas consideráveis devido a gratuidade da inscrição. Mas pra ser sincero, prefiro até pagar para ter algo melhor. SJCampos merece mais !

Nota final: 3,0
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

2 comentários:

Gerson Narezzi disse...

Estou com vc e não abro !

Tinha tudo pra ser um grande evento. Mas ficou com a cara de uma provinha de bairro.
E Paraguai que nos espere!!!

Gerson Narezzi

Unknown disse...

Parabéns pelo treino medalhado, Michel. Mas muito mais pela sua luta contínua pelas melhorias nas corridas de São José e do Vale. Estamos juntos nessa, você sabe disso.

Abração!

Fábio