segunda-feira, 29 de novembro de 2010

64. 10k Rio Panamericana

Local: Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro
Data: 28/11/10 - Largada: 8h - Clima: 30ºC
Nro.: 10121 - Percurso: 10 km - Altimetria: Baixa





Relato: Exatamente enquanto mais ou menos 2.700 atletas dos mais de 5.000 inscritos, davam suas primeiras passadas na Corrida 10k Rio Panamericana, as forças de segurança numa operação de guerra, invadiam o "complexo do alemão" para retomar o poder do Estado. Uma situação muito delicada, que me fez pensar diversas vezes se realmente iria ou não para o Rio, mesmo com tudo já pago, neste final de semana. Mas ainda bem que eu fui... e o bem venceu o mal.

Diante de um discurso inflamado do diretor da prova, reverenciado por uma longa salva de palmas dos corredores, eu, minha namorada Leiliane e demais corredores, presente ali no Aterro do Flamengo largamos emocionados para demonstrar que não devemos baixar nossas cabeças, nem dizer que não viu ou que não sabe, diante daqueles que tentam nos arrancar a PAZ !

Erroneamente, interpretei o mapa do percurso como 2 voltas de 5km. Mas, na verdade, ele só representava o percurso de 10. Minha idéia era correr a 1ª volta com a Leiliane como personal e fazer a 2ª pra valer. Largamos tranquilamente e pela 1ª vez corri fotografando, muito bacana a experiência. Até que tomamos um susto ao ver a frente uma divisão: 5km retornava a esquerda e os 10 seguia. Tivemos que decidir em cima o que fazer, já tinhamos percorridos 3.300m em 28'34". Sabia que se eu completasse os 10km, meu tempo iria pras alturas, mesmo assim despedi da Leiliane e fui... de início corri forte para tentar recuperar tempo, mas depois desisti, desencanei e voltei a fotografar. O Rio de Janeiro continua lindo...

O SOL ESTAVA MUITO FORTE, mas eu tava inteiro, ultrapassando inúmeros corredores de pacer mais elevado que o meu, obviamente, os meus já lá na frente. Da divisão (3,3km) até o 9km, fiz na média de 5'20"/km, só deixei pra correr forte o último km, ainda mais que disputei e ganhei no sprint final com outro corredor, fechando este último em 4'14". Terminei com um tempo elevado, mas SUPER SATISFEITO por ter apoiado a minha namorada e ainda ter corrido bem o restante do percurso. Como este blog já tem fotos demais minha, vou embelezá-lo com a foto desta futura atleta (que me prometeu voltar a treinar forte rs). Beijos, meu amor, te amo !
















Resultado: 01:02:16 - Pace: 06:14 min/km

Avaliação da Prova: A organização Yescom é sempre muito boa. Porém, desta vez deixaram a desejar. O meu chip e nro. de peito entregaram à outro atleta, e com isto, perdi meia hora de praia no sábado resolvendo a situação. Falharam absurdamente na camiseta (numeração muito reduzida, fora do padrão), como a opção do tamanho era no momento da inscrição via site e a troca era "proibida", a gritaria foi geral, muitos discutiram feio com os staff's. Deixei quieto, pois a minha G até serviu, mas a da Leiliane foi pra irmãzinha dela. A medalha deveria ser melhor acabada. Demais, tudo ótimo: kit recheado, hidratação boa, percurso muito bonito. Considerando a inscrição de R$ 35,00, o custo x benefício foi aceitável.

Nota final: 3,75
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

6 comentários:

Gerson Narezzi disse...

Parabéns meu amigo!!! isso sim é corrida de rua, não aquilo que vc nos indicou.
Parabéns Leili, pelo retorno gostei da sua alegria contagiante na prova.
abraços

Gerson Narezzi

G.M. disse...

Michel,
Obrigado pelo presente! Valeu mesmo por ter me repassado a inscrição.
Parabéns a vocês pela prova, quanto mais no Rio 40 GRAUS!
Fico te devendo, amigo !
Ass.: Guilherme.

Fábio Namiuti disse...

Belo passeio, Michel! Parabéns pela prova e pelo excelente relato. Adoro o Rio e os amigos que tenho por lá e torço muito para que a paz reine sempre na cidade.

Abraço!

Fábio

Silvio disse...

Valeu Michel pela prova no Rio, ainda tenho a intenção de correr lá.
Que bom que estão consertando esta cidade maravilhosa. Vamos torcer para que consigam mante-la segura por muito tempo.

Fabio Matheus disse...

E ae Michel, Que bela corrida hein, um dia quero correr lá também. Quem sabe em 2011 na Meia Maratona.

Legal incentivar a patroa, isso aí!!!

Em Tremembé o bixo pegou, calor demais, to zoado até agora.

Abraço

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Que bom que vc e sua namorada não deixaram se abater por causa da violência e vieram passear e correr no Rio, muito bom o seu relato, vídeo e fotos, parabéns a vc e a Leiliane, parabéns também por vc incentivar ela nesse esporte tão maravilhoso. Casal unido que corre juntos são vitoriosos!!!
Quanto ao que aconteceu na sua inscrição isso já aconteceu comigo também na meia do Rio em 2009...Mas ainda bem que resolveram né.
Vc achou o calor do Rio forte, imagina se estivesse correndo a Ultra conosco em Campinas, pois no Sábado e Domingo fez exatamente 42 graus e muitos atletas passaram mal...Ainda bem que costumo treinar no sol.

Valeu campeão...Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com