domingo, 17 de abril de 2011

71. 1ª Oscar Reebok Run 2011

Local: Shopping Colinas - SJCampos - SP
Data: 17/04/2011 - 9h - Clima: 27ºC Sol
Nro.: 1328 - Percurso: 10 km - Altimetria: Baixa
Link: http://www.oscarreebokrun.com.br/



 Relato: Está aberto o 2º Circuito Joseense de Corridas de Rua. Quero desde já deixar meus parabéns por esta louvável iniciativa da Prefeitura de SJCampos, que juntamente com diversos organizadores irão proporcionar 17 provas pedestres (algumas gratuitas) para esta edição do circuito, que foi um sucesso no ano passado, e este ano, depois de atenciosamente ouvir as opiniões e as críticas dos usuários, promete ser melhor ainda.

Escrevo este relato, atipicamente no início na tarde de domingo, fisicamente destruído e tomando Endurox R4 pra tentar sobreviver. Parece que eu corri, não digo maratona porque seria exagero, mas uma meia-maratona e em ritmo forte. Aqueles que brevemente encontraram comigo na 2ª passagem pelo percurso viram como eu estava sofrendo: pernas pesadas, respiração ofegante e principalmente uma dor de lado, no baço. No pós-prova segurei muito a onda pra realmente não passar mal. Sendo sincero: eu deveria ter reduzido o ritmo, hoje, eu não tinha condições de correr 10 km num pace de 5 x 1. Só que pra quem já fez ali mesmo 45min e pouco, tomar esta lição durante a prova é difícil de aceitar. O calor estava forte e sem nenhuma sombra sequer, fui vendo o meu ritmo caindo e as parciais subindo a cada km. Tirando o absurdo 04:08 no 1º km, o ritmo foi progressivamente do aceitável 04:40 no 2º km para até um 05:40 no 8º km. Só salvando um pouco, o tempo total de prova, no último km com a parcial de 03:56 pós-sprint com o meu amigo Bruno Narezzi (mais um treinando no Jota, que logo irá voar) que correu 5,6 km, mas estava ali na reta final para incentivar e servir de coelho.

Acredito que o calor, alguns excessos no sabadão e os poucos treinos (principalmente de ritmo) derrubaram-me. Ter escolhido o sofrimento ao invés de diminuir o ritmo, resultou num bom tempo, mas no universo das consequências, o futuro responde à forma e a ousadia do nosso querer. Agora luto pra sobreviver até um melhor alvorecer.

Resultado: 00:50:23 - Pace: 05:02 min/km

Avaliação da Prova: Excelente a organização da AvatarSports. Prova aqui no quintal de casa e não perdendo em nada das grandes nacionais. Kit-prova com boa camiseta, chip descartável, medalha estilosa, cereais, hidrotônico e frutas. Hidratação abundante. Percurso totalmente plano, sendo duas voltas de 5km, porém sem nenhuma sombra. O que reforça o meu pedido (ao querido organizador) para que as largadas sejam mais cedo: entre 8h e 8h30min no máximo. Custo benefício ótimo.

Nota final:
4,5
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

13 comentários:

G.M. disse...

Você é monstro, Michel!
No bom sentido da palavra.
Se sem treinos de velocidade, você faz 50´, o que dirá daqui há poucos meses!
Parabéns!
Ass.: Guilherme.

Jorge disse...

Michel,
obrigado pela visita lá no blog.
Prova realmente foi muito bem organizada.
O calor esteve presente e piorou com a largada às 09 hs,fiquei imaginando a rapaziada que correu de camiseta preta o que não deve ter passado.
Como disse o Guilherme voce está voando!!
Abraço.
Jorge Monteiro

Anônimo disse...

Meu amigo, por 10km, suportar aquele sol, manter 5x1 e ter folego para aquele sprint na reta final sem a disciplina dos treinos... vc é mesmo O CARA! Um monstro! rs.

Eu tbém sofri com o clima, parei nos 5km, no pós-prova, ouvi vários corredores treinados reclamarem do sol.

Mas como diz Carlos Drummond "A dor é inevitável o sofrimento é opcional", sigamos em frente, forte e disciplinados nos treinos para encarar Meia e Maratona que nos espera.

grande abraço,
Bruno Narezzi

Gerson Narezzi disse...

Voce foi bravissimo suportar aquele calor nos dez km. foi cruel!!!
se cuide o Sesi está aí!!
Eu optei por parar nos cinco e me recuperar para correr forte a proxima.

abço

Gerson narezzi

Unknown disse...

Grande Michel! Parabéns pela garra de sempre e por enfrentar a parada indigesta que foi a segunda volta. Ainda bem que eu achei o Toninho pra me substituir na missão, ou provavelmente teria contado uma história bem diferente da com final feliz que contei lá no Arquivo...

Também louvo a iniciativa do circuito e o crescimento no número de etapas e estou de pleno acordo com a sugestão do horário "mais matinal". Pode ser que nos próximos meses isso não faça tanta diferença, mas nos meses entre 9 e 4, seria mesmo muito melhor começar mais cedo. Acho que isso deve acontecer na prática em breve. #TamoJunto na campanha!

Abraço e até as próximas corridas e treinos. Bora fazer um simulado do percurso do SESI?

Fabio Matheus disse...

Grande Michel!

O Sol realmente tava forte, eu não fui, mas estava no estádio vendo o Burro, deu pra sentir o calor também.

Interessante que você teve paces na casa dos 3, 4, 5 /km.

Fui fazer a reserva no hotel para a Maratona do RJ e já era, pediram para tentar amanhã, pois estão ligando para todos e vendo se houve desistência.

Abraço, boa semana e treinos!

Ronnie Pereira Alves disse...

Ontem eu só queria me divertir, totalmente descompromisso de quaisquer aspirações a não ser de terminar a prova. Estou fora de ritmo e ainda me recuperando desta lesão, que foi originada pelo forte ritmo que eu vinha mantendo nos treinos e provas, e acabei pagando pela falta de cuidado com meu corpo. Às vezes a nossa empolgação faz com que passamos por nossos limites e infelizmente mais tarde o corpo reclama. Você está sentindo na pele o que estou dizendo, mas espero que não seja nada grave, que seja apenas um alerta para que você saiba reconhecer os seus limites e ir trabalhando nos treinos e aos poucos melhorando o seu desempenho sem agredir a “caraça véia”, afinal dependemos dela para correr (e andar, é claro). Forte abraço meu amigo e te vejo em breve, e parabéns pelo resultado obtido na prova. Abraços!!

Anônimo disse...

Muito bom seu blog cara ...

Leonardo Nista disse...

Boa Michel!!!

Tá certo que você já mandou melhor em outra etapa dessa prova, mas seu tempo foi invejável, pelo menos pra mim!

Minha meta e objetivo é fazer um SUB50, ainda esse ano, em uma prova de 10k!!

Parabens pela prova!!

abraços

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.com.br
@leonista

Thiago Melo disse...

Pelo visto vc sofreu nessa prova...mas não desistiu e suportou o calor!!!
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

BALEIAS disse...

Olá Michel. Parece que nesse último domingo, no Brasil, talvez não fosse recomendável correr. BH, Rio e S.J.Campos e o sol ferrando todo mundo, "de com força". Mas o seu sofrimento produziu poesia no texto. Ficou bacana o ...no universo das consequências... Você vai ler essa frase no blog Baleias uma hora dessa, gostei demais e já peço licença para usar. E gostei do anônimo que passou por seu blog. Mais anônimo só sem escrever. Se animar com Assunção estaremos mais juntos dessa vez na grande festa que teremos lá. Grande abraço meu amigo e parabéns pela rapidez. Miguel Delgado.

willlan disse...

Michel..saiba q vc pode sempre contar comigo nas corridas...q vc merece.. e q vc possa bater os seus recordes pessoias....flw...willian seu irmão

www.loverun.com.br disse...

Parabens pela prova! Muito bom devido as circunstâncias.

www.loverun.com.br