segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

7. 23º General Salgado

Local: Avenida do Povo - Taubaté - SP
Data: 24/02/2008 - 9h - 26º Nublado
Numeral: 628 - Peso: 86 kg

















10 km em 1:04:07 pace 06:25 min/km

Está difícil. Além da canelite apareceu uma forte dor no joelho (tendinite no tendão patelar). Sobrepeso, né. Cancelei os últimos treinos, pensei em não participar, mas a galera incentivou e como inscrito nos 10 km fui com a possibilidade de fazer só 5 km de leve. 

Com uma organização impecável, excelente infra-estrutura e animação dos corredores larguei num ritmo tranquilo e fui observando as duas dores que não se apresentaram de forma impeditiva. Assim, prossegui pelo percurso dos 10km. Em ritmo leve, sobrava fôlego. No último km acelerei forte, ultrapassando vários corredores quebrados. Empolgado, até sprintei nos metros finais. Ótima e motivadora sensação. Sigamos...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

6. 42º Bom Jesus Perdões

Local: Bom Jesus dos Perdões - São Paulo
Data: 26/01/08 - 17h20min - 19º Nublado
Numeral: 463 - Peso: 87 kg
















7.3 km em 0:53:22 pace 07:19 min/km

Aberta a temporada 2008. Primeira prova distante de minha cidade e caravana da equipe rumo a Bom Jesus dos Perdões, mas dores da canelite voltaram e com tudo. Corrida com altimetria super difícil e maioria dos corredores do tipo canelas finas. Fui mais pelo passeio.

A largada se deu atrasadíssima e numa pirambeira, era impossível não largar forte ou seria atropelado. Na metade da prova a dor era tanta que novamente fiz o necessário intervalado: trote/caminhada. Aquela pirambeira da largada, no retorno tornou-se uma montanha a ser escalada. Desanimei total, atrasei tanto pra chegar que meu irmãozinho caçula estava super preocupado. No final, valeu mesmo foi o delicioso pastel da praça de frente a para a Igreja que dá o nome à cidade.

5. 1ª Corrida da Univap

Local: Univap - São José dos Campos - SP
Data: 01/12/07 - 9h - 22º Nublado
Numeral: 535 - Peso: 89 kg

















5 km em 0:35:07 pace 07:01 min/km

Equipe Vinac crescendo: uniforme novo, estruturada com tenda e apoio financeiro. Motivado para correr na Universidade em que aprendi muito na vida e da vida. Ainda com canelite, joelho meia baleado e em sobrepeso, fui pra prova de boa, na paz.

Desta vez larguei mais tranquilo e mantive um ritmo constante. A ideia era não quebrar. A dor não veio e a corrida fluiu. Conclui num tempo melhor do que das provas anteriores, como desejava, e sem dores. Vou manter os treinos e como meta de 2008: emagrecer e não andar mais tanto.

4. 7º Fast Duathlon CenterVale

Local: Center Vale Shopping - SJCampos - SP
Data: 07/10/07 - 9h - 28º Sol
Numeral: 13 - Peso: 89 kg


















5 km em 0:37:12 pace: 07:26 min/km

Aí de tanto tentar treinar, ganhei uma chata canelite. Dor normal de corredor iniciante, mas que me fez intercalar muitas caminhadas, inclusive quando do trecho da Av. Fundo do Vale trotava pela grama pra tentar aliviar a dor. A Fernanda (exausta pelo forte calor) alcançou-me e foi super companheira; um incentivando o outro, mas mais conversávamos do que corríamos. Enfim, resultado péssimo. Pela dor, não devia ter ido, mas estava paga (em verdade, patrocinada) e o kit era bom.

3. Aniversário Eugênio Melo

Local: Distrito Eugênio de Melo - SJCampos - SP
Data: 01/09/07 - 15h30min - 30º Sol
Numeral: 193 - Peso: 89 kg

















8km em 0:57:54 pace 07:14 min/km

Largada pontual, em horário atípico (meio da tarde), muitos atletas raiz (perfil diferente da prova anterior do shopping). Achava que estava melhor preparado. Ledo engano. Largada com galera em disparada, num forte calor e difícil percurso. 

Tentei um ritmo um pouco mais forte (do devagar de costume), mas na metade da prova já quebrei e naquele calorão só me restou andar e andar, só voltei a trotar no 7 km. Preciso treinar mais e emagrecer para passar menos vergonha.

2. Oscar Running Adidas

Local: Vale Sul Shopping - SJCampos - SP
Data: 19/08/07 - 9h - 19º Nublado
Numeral: 1220 - Peso: 89 kg
















5 km em 0:31:47 pace 06:21 min/km

Equipe Vinac em formação e para esta prova eu já tinha tentado treinar mais corretamente, mas na véspera fui num jantar dançante e dormi quase 2h da manhã. Corri com sono, ressaca, mal disposto e cansado. Absurdo.

Comecei a prova num ritmo bom até a íngreme e contínua subida da Av. Cidade Jardim, onde já andei um pouco. Após, na Av. Cassiopeia, retomei a corrida e ao adentar na Av. Andrômeda, em descida até a chegada no shopping Vale Desconto, mantive um ritmo leve mas constante. Segunda corrida, muitos aprendizados.

1. Aniversário de SJCampos

Local: Parque da Cidade - SJCampos - SP
Data: 22/07/07 - 10h - 26º Sol
Numeral: 1308 - Peso: 89 kg
















10 km em 1:13:41 pace 07:22 min/km

Em plenas competições do Pan-Rio 2007 faço a minha primeira corrida de rua. Muita ansiedade em participar, mas sem nem saber o quanto e como era efetivamente correr 10 km, pois havia treinado no máximo até 7 km. Assim, antes da metade da prova, comecei a definhar. Realmente nada sabia.

A prova não tinha opção de 5 km, apenas de 10 km em duas voltas de 5km. Na segunda volta já intercalava a corrida com caminhadas, e cada vez mais longas. Como novato tenho muito que treinar. Recebi muito apoio dos demais corredores e principalmente do meu irmão caçula. Terminei num tempo alto, mas terminei e tudo só está começando. Sigamos.

Tiro de Largada

Nunca tinha pensado em participar de uma corrida de rua. Aliás, não fazia nenhuma exercício físico. Mas a vida, obviamente ela, nos surpreende e, em janeiro de 2006, juntamente com a minha namorada comecei a correr para perder peso. Precisava emagrecer para um feito vital, uma salvação: cirurgia de transplante inter-vivos, doação de metade do meu fígado ao meu pai. Pois bem, o objetivo era sério, livremente determinado e bem fundamentado, e isto, tornou a tarefa de sair do sedentarismo intensa, pois tinha foco e prazo. Sem técnica, modismo, preparo e desculpas, eu simplesmente corria e quando doía ou estava cansado pensava no meu pai. Assim, em pouco tempo emagreci 7kg e com a saga e aprovação de inúmeros exames médicos o transplante programada para alguma data no final de 2006.

Antes mesmo de marcarem a data, meu pai sofreu uma intercorrência médica. No susto, tomei a decisão certa: em alta velocidade viajei com ele de SJCampos até o Hospital das Clinicas em SP (onde fazia o acompanhamento pro transplante); foi internado e operado de um problema reflexo à cirrose e por Providência Divina, somado à vontade do meu pai em se tornar uma pessoa melhor, milagrosamente, ele começou a ter uma substancial melhora de seu quadro clínico, culminando com a derradeira necessidade de um transplante hepático. Resumo bem esse período para esquecer os detalhes dramáticos desta história. Hoje pai hoje, é outro pai, e desta nossa superação resultou o legado das corridas de rua em minha vida.

As primeiras corridas em eventos esportivos foram bem difíceis devido a inexperiência, mas se antes eu corria para emagrecer, hoje corro para me sentir bem (e também comer bem), fazer amizades, viajar e manter-se ativo. 

Bora correr...
Michel