quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

93. Ayrton Senna Racing Day 2011

Local: Autódromo de Interlagos - São Paulo
Data: 04/12/2011 - 10h - Clima: 20ºC Sol
Nro.: 855-3 - Percurso: 11 km - Altimetria: Alta
Site.: www.ayrtonsennaracingday.com.br/2011

Um coração corinthiano... de campeão !


Relato: Com 12 anos de idade, assisti ao vivo pela TV a batida da Williams de Senna  no muro Tamburello no autódromo de Ímola na Itália. Ali morreu um campeão, um herói brasileiro, um corinthiano convicto. Particularmente, a Fórmula 1 perdeu a graça e raramente assisto uma prova, ainda mais com tantos escândalos e mercenários. Assim, Interlagos não me contagiava mais.

Mas neste domingo, este local foi mágico. O dia amanheceu com a triste notícia da morte do Dr. Sócrates, ao qual relembro uma de suas citações: "Ser Corinthiano é um estado de espírito". Participei, e com muita emoção, da Maratona de Revezamento Ayrton Senna pelas curvas do autódromo de Interlagos. Integrante da equipe formada por: Narezzi's (pai e filho) e Junior James corri com a camisa Centenária do Corinthians em homenagem ao Sócrates e ao Senna. Foram duas voltas pelo circuito e minha participação foi novamente abaixo do desejado mas a satisfação acima das expectativas: por toda a festa com os amigos de caravana e equipe, e pela oportunidade de correr no percurso e ainda homenagear os dois heróis corinthianos.

Já a tarde, meu Corinthians conquistou (merecidamente) em cima do seu maior rival o Título de Pentacampeão Brasileiro. Por fim, ainda faturei o bolão de todo o campeonato brasileiro, numa disputa animada e apertada em pontos. Este memorável domingo ficará em meu coração, como naquele chato domingo, 01 de maio de 1994.

Resultado: 11 km em 00:58:45 pace 05:20 min/km

Percurso:




Vídeo:


Avaliação da Prova: Excelente evento esportivo. Muito bem organizado e num percurso (dentre os 3 mais difíceis que já corri) que apesar de muita variação altimétrica e com duas fortes subidas, foi fantástico simplesmente por ser Interlagos! Hidratação impecável, contando até com um posto de isotônico. Kit prova  com: boa camiseta e boné, revista ESPN, frutas e cereal. Medalha mediana de acrílico. Farta distribuição de brindes dos patrocinadores. Para melhorar: opção de retirada do kit pré-prova e do chip no dia do evento; mais banheiros (os químicos ao final da prova estavam intoleráveis); e congelar por uns 10 anos o preço da inscrição, que apesar de 100% beneficente é muito cara (R$ 90,00).

Nota final:
4,5
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

domingo, 27 de novembro de 2011

92. III Corrida Univap

Local: Univap - Campus Urbanova - SJCampos
Data: 27/11/11 - 8h15 - Clima: 21ºC Nublado
Nro.: 1337 - Percurso: 12 km - Altimetria: Alta
Site.: www.minhasinscricoes.com.br/CORRIDAUNIVAP/2011


A Vinac acredita neste garoto ! (rs)


Relato: Para sair do mais do mesmo, a corrida Univap vem com dois corajosos propósitos: corrida no estilo cross country e uma opção de distância de 12km. Para tanto, sua observância deve levar em conta as dificuldades inerentes. Nesta, a participação do atleta requer um esforço extra, um algo a mais. É importante o atleta ir sabendo disso, pra não sair de lá criticando desmerecidamente, diante do desafio imposto. Particularmente aprovo o formato do evento. Fico contente por saber que a prova está a cada ano melhor: começou acanhada em 2007, fez uma pausa, voltou com alguns problemas em 2010, e agora com melhoras significativas. Por fim, satisfeito estou pelo patrocínio da Vinac Consórcios (empresa ao qual trabalho) ao evento, principalmente ao saber do organizador que o apoio financeiro dela foi fundamental para resgatar esta corrida. É a síntese do necessário!

Minha participação foi menos vexatória que as demais edições, mesmo considerando a mudança do percurso e da distância. Larguei num ritmo bom, sem metas por tempos. Minha única "preocupação" era com a irregularidade do solo, que numa prova rústica é um fator importante a se ponderar.  A ausência das placas de marcação de km atrapalhou uma administração melhor dos paces e até mesmo a buscar por km's seguintes melhores. Completados os 6 km's parti pra 2ª volta sem conseguir manter a toada. Meu ritmo caiu sensivelmente até que nos 500m finais avistei o Luis Carlos da equipe Vinac e fui buscar senão a ultrapassagem, ao menos um motivo para melhorar o meu tempo final de prova. Disparei na caçada, sprintei longamente, acelerei ainda mais na reta final e disputamos forte os últimos passos. Finalizei com 1s atrás no tempo bruto. Tá ruim, mas tá bom!

Resultado: 12 km em 01:04:22 pace 05:22 min/km

Avaliação da Prova: Prova rústica, de percurso difícil mas com isolamento e segurança tranquila. Falhas na ausência de marcação dos km's, na falta de água num dos postos na 2ª volta e no atraso de 15min. pra largada. Evento bacana, estruturado, bem organizado. Boa locução do famoso maquininha... maquininha! Opção de retirada do kit com antecedência ou no dia do evento, composto: boné, doce de bananinha e camiseta. Ao final, medalha faltando a data e a distância, isotônico e frutas. Custo beneficio bom. Para melhorar: além das falhas já ditas, melhora nas faixas de idade (muito espaçosa) para premiação, gelar as águas e a volta do par de meias no kit.

Participações Anteriores: 2007 (nota: 4,25) e 2010 (nota: 3,75)

Nota final: 4,0
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

91. Volks Run 2011

Local: Fábrica Volkswagem - Via Anchieta - SBCampo
Data: 20/11/2011 - 08h20min - Clima: 27ºC Sol
Nro.: 1075 - Percurso: 10 km - Altimetria: Alta
Site.: http://www.vwrun.com.br/2011

A contra-gosto (obrigação da oftal) usando óculos de sol.

Relato: Pela 3a. vez corri a Volks Run na fábrica sede em São Bernardo do Campo. Prova de percurso e logística difíceis: retirada do kit somente nos dias anteriores, local da prova distante e com largada as 8h.  Inclusive, ainda bem que marcaram cedo, pois houve um atraso de 20 minutos e o sol (assim como nas edições anteriores) pegou forte. Os diferenciais da prova são: correr por alguns metros pela linha de produção e, particularmente, pelo sorteio de um carro zero km. Novamente este ano não teve o circuito com etapas nas filiais da Volks, nem show musical.

Minha participação, assim como nas edições anteriores, foi péssima. Já no 2km senti aquela chata dor de lado e nos demais km's não tive motivação para sair de uma prazerosa zona de conforto. Não consigo acertar o pé nesta prova. Tudo bem que em 2009 (00:57:43) estava recém-operado, mas em 2010 (00:50:14) não havia motivos. Neste domingo um irritante terçol, mas sobretudo o relaxamento nos treinos, não tem jeito, costumeiro de meus finais de temporada. Parabenizo o Bruno Narezzi, meu anual companheiro de #VolksRun por enfim ter chegado, de forma válida, na minha frente. Mas ano que vem eu volto, seja para correr bem, seja para enfim ganhar o carro.

Resultado: 10 km em 00:51:13 pace 05:07 min/km

Avaliação da Prova: Percurso difícil, com fortes e constantes inclinações. Sub 50 lá é pra comemorar.  Sinalização, segurança e hidratação impecáveis. Organização ótima, apesar do atraso de 20min da largada. Kit pré recheado: camiseta, boné e meia da Track Field, mais um cronômetro digital. Kit pós: bonita medalha, isotônico, frutas e um lindo squeeze de alumínio. Ao final o tradicional sorteio de um automóvel Volkswagen. Para melhorar: retirada do kit e do chip no dia da prova; uma barra de cereal ou um biscoito no kit pós, uma vez que os altos R$ 80,00 da inscrição permite uma reforçada na alimentação final; a volta do show musical e sobretudo da etapa na filial de Taubaté.

Participações Anteriores2009 (nota: 4,75) e 2010 (nota: 4,50)

Nota final: 4,25
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

90. Fila Night Run

Local: Via Norte - Santana - SJCampos
Data: 05/11/11 - 20h - Clima: 19ºC Noturna
Nro.: 146 - Percurso: 5 km - Altimetria: Alta
Site.: http://www.nightrun.com.br

Equipe Vinac (mode slim): Correndo por novos percursos !


Relato: Programa imperdível: sábado a noite, clima bom, corrida prometendo balada, só 5 km pra correr de leve e sem compromisso, oportunidade de rever os amigos e comprar o livro do Namiuti. Tudo isso pertinho de casa, tanto que fui até a Via Norte na caminhada, com a companhia do brother  @Max_Tenista.

Na rotatória principal da via, estava montada toda a área do evento e a banda tocando a todo vapor.  Como é bom ver sua opinião sendo considerada. Esta corrida mudou mais de 2x de local, até por fim prevalecer o desejo dos corredores de, por ora, não mais correr no manjado Vidocão. Assim agradeço aqueles que nos deram a oportunidade de experimentar novos ares, correr por novos metros joseenses. Muito bacana também ver os bairristas comparecendo e prestigiando a corrida, ou simplesmente curtindo a festa.

Da prova em si, quando dei conta, maior galera já estava no grid. Com jeitinho consegui uma boa posição para largar, mas na hora de correr mesmo (como na Corrida da ADC Embraer) minha vontade era apenas de curtir... sem sofrimentos, sem sangue nos olhos, sem cobranças... tava livre. Logo no 2 km uma longa subida de +/- uns 800m surpreendeu muita gente, ali realizei várias ultrapassagens e na descida despinguelei na gravidade, soltei o corpo, só fiquei receoso com o joelhão direito velho de guerra (recorrente de tendinite patelar). Em planície, na altura do 3,5 km pra frente, basicamente trotei. Pode-se dizer que correr mesmo, somente o fiz na subida, na descida e no mini sprint final. Vai entender !?

Demais, final de temporada e já (oficialmente) dado baixa na acadêmia, vou manter as três provas do calendário, fugir de novos convites, treinar quando estiver realmente com vontade e já iniciar as comemorações natalinas. Desde já, boas festas !

Resultado: 05 km em 00:24:00 pace 04:48 min/km

Avaliação da Prova:
 Excelente evento esportivo. Estruturado, bacana no formato e no percurso. Aliás percurso difícil (ou melhor: desafiador), mas aprovado.  cidade  precisa conhecer o pedestrianismo e nada melhor do que levar as corridas para outros cantos. Hidratação tranquila e suficiente. Kit pós-prova bom: camiseta de manga longa, porta-tênis, isotônico e frutas. Banda ao vivo pra animar a galera e sorteios de kits Fila. Para melhorar: um esquema de estacionamento em 45º numa das pistas; mais banheiros; uma largada menos estreita; e premiação por categoria.

Nota final: 4,5
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

89. 6ª Corrida ADC Embraer

Local: Embraer - SJCampos - SP
Data: 23/10/11 - 8h30min - Clima: 20ºC
Nro.: 664 - Percurso: 6 km - Altimetria: Alta
Site: www.minhasinscricoes.com.br/CORRIDAADCEMBRAER/2011/


Relato: Tava com saudades. Depois de quase um mês sem treinos no meio da semana, na quarta corri 12 voltas de 1 km cada no Vicentina Aranha. Coisa rara, pois dificilmente corro mais do que 5 ou 6 voltas lá. A disposição era tanta que poderia correr uma meia-maratona sem problemas. Corria fácil, uma volta rápida outra normal. Cheguei até a acompanhar o amigo Mineiro em alta velocidade numa das voltas. Terminei realizado e achando que com mais um treino, poderia arrebentar na Corrida da Embraer.

Mas fiquei resfriado, muito resfriado, tanto que na sexta trabalhei apenas meio período. Restou-me resignação e uma participação realmente participativa na prova. Domingão acordei ainda com todos os sintomas da gripe. Cheguei na ADC Embraer em cima da hora. Larguei na turma do fundão e pretendia correr a pace de 6.

A cada passada, sentia-me melhor. Nem a dificuldade do novo percurso me fez esmorecer e conseguia correr de forma confortável na casa dos 5 min/km. No último retorno, altura do 4km, o Bruno (desta vez na minha frente rs) pediu para puxar a Edilaine, logo a minha frente. Apertei o passo, encostei e tentei incentivá-la.  Afinal, ela agora é só pódio rs. Fomos juntos até uns 500m para finalizar, quando uma mulher passou mal. Dois corredores pararam para ajudá-la e eu apertei o passo para chamar a ambulância, prontamente um carro da segurança da empresa partiu em resgate. Como já estava na reta final, foi só abrir os braços e agradecer a Deus por mais uma participação, e principalmente pela minha saúde.

Amigos incentivadores e puxadores-de-orelha: Wilson e Mateus Leite

Resultado: 00:29:58 - Pace: 04:59 min/km


Avaliação da Prova: Percurso novo: muito mais difícil, com várias subidas. Mas aprovado, precisamos de percursos assim para variar. Hidratação (2 postos) suficiente no percurso e farta ao final. Também suco, maça e pêra. Medalha e camiseta mediana. Organização excelente e custo benefício muito bom.

Nota final: 4,25
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

domingo, 16 de outubro de 2011

88. Série Delta - Etapa Quênia

Local: Shopping Colinas - SJCampos - SP
Data: 16/10/11 - 8h - Clima: 17ºC Nublado
Nro.: 911 - Percurso: 10 km - Altimetria: Baixa
Site.: http://www.seriedelta.com.br/

Relato: Desta vez, sem minha equipe Vinac nem patrocínio, ia participar da Corrida Popular. Mas ganhei junto com o amigo @fmatheus10 no twitter do @JogoAbertoR da BandVale a inscrição para mais uma vez correr os 10km da Delta. Confesso que devido a correria de sábado menosprezei toda a alimentação para tal participação: comi apenas um misto quente as 19h. No dia da prova nem tomei café da manhã, perdi a hora devido ao horário de verão, cheguei na arena com 20 min. para a largada e ainda tinha que retirar o chip e ir ao banheiro.

Largada dada, segui de perto os amigos de 5 km: Luis Carlos, Bruno Narezzi e Fábio Namiuti, este aliás puxando a minha orelha na minha 1a. caminhada, ainda no 3km. Isto mesmo, amigos... hoje não foi o dia, caminhei por três vezes. Não sei exatamente o que aconteceu, mas um forte desânimo me abateu e o corpo (sem treinos) apoiou o psicológico. Aliás, acho que cheguei no limite, não dá mais para correr sem treinar. Por isso mesmo, logo ao fim da prova aceitei um convite para 9km na segunda.

Devido as caminhadas os paces foram bipolar, porém os últimos interessantes. Demonstra que nem tudo está perdido e ainda tenho garra para manter a toada...
01 km: 04:17
02 km: 04:29
03 km: 05:20
04 km: 04:57
05 km: 05:30
06 km: 05:32
07 km: 05:35
08 km: 05:43
09 km: 04:14
10 km: 04:07

Resultado: 00:49:46 - Pace: 04:59 min/km

Avaliação da Prova:
 Mais do mesmo (de novo e novamente). Tenho propriedade para avaliar, participei das 3 etapas das 2 edições inscrito na própria Delta em SJCampos. Merecia uma camiseta estilo Corpore: CORRI TODAS! Não só eu, mas todos que completaram o circuito mereciam um algo a mais, opções não faltam: um boné, uma camiseta finisher, uma medalha extra... A prova é boa, organização excelente, mas considerando a opção de correr pelo Circuito Popular (prova conjunta e gratuita) o custo x benefício é ruim. Não vejo mais motivos para os corredores veteranos participarem da Delta, a não ser patrocinado e afim de receber uma camiseta melhor ou correr nos 10km, uma vez que a Popular é apenas de 5km. A organização precisa trabalhar, para fazer deste conjunto de provas um verdadeiro circuito.

Nota final: 4,0
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

87. 6º Revezamento Tabatinga

Local: Costa Verde Tabatinga - Caraguá
Data: 01/10/2011 - 9h - Clima: 26ºC Sol
Nro.: 42-3 - Percurso: 4 km - Altimetria: Fácil

Sprint Final: Gerson (a direita) escolta a minha finalização pra equipe.

Relato: Depois de uma excelente participação na 19º Maratona Revezamento Pão de Açúcar e do 1º pódio com troféu na Unimed de Coração, fui empolgado está prova com a esperança de melhorar o tempo da equipe Vinac de 2010: 12km em 00:49:49, 10ª de 52ª equipes

Porém, desta vez, pódio era apenas para as equipes top-five e com a chegada de cada vez mais canelas finas, e debaixo daquele sol de sábado, logo concluirmos que melhorar a marcar de 2010 já estaria de bom tamanho.

Concluímos com um tempo total de prova um pouco mais alto do que em 2010 e a surpresa (negativa) foi a 14ª. colocação, bem mais elevada do que imaginávamos.

Não foi o dia, mas nem por isso ficamos chateados. Fomos a praia comermos os recheados pastéis no quiosque do NaManhá (recomendo) e em seguida maravilhoso churrasco de confraternização na belíssima Pousada Port Louis, onde até esquecemos dos nossos paces rs...



Resultado da Equipe Vinac: 00:51:12 - Pace: 04:16 min/km
Colocação: 14ª. de 50ª. equipes participantes
Bruno Narezzi..: 00:17:48 - pace: 04:27
Gerson Narezzi: 00:16:08 - pace: 04:02
Michel Barros...: 00:17:17 - pace: 04:19

Avaliação da Prova: Basicamente a mesma (e excelente) avaliação da edição anterior: Organização  técnica do Clube Pinheiros de Atletismo Associativo. Inscrição gratuita e apenas para convidados. Percurso dentro do condomínio, plano e sinalizado a cada 500m. Dois postos hidratação: largada/chegada e outro no 2km. Kit prova: medalha, camiseta de poliamida e um impecável churrasco de confraternização, com piscina e música ao vivo a tarde toda.
 Obrigado pelo convite e tão bem acolhida.

Nota final: 5,0
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

86. 3º Circuito Unimed de Coração

Local: Chácaras Selles - Guaratinguetá - SP
Data: 25/09/11 - 8h30min - Clima: 22ºC Sol
Nro.: 5261 - Percurso: 5,4 km - Altimetria: Baixa
Site: www.minhasinscricoes.com.br/UNIMEDDECORACAO/2011/

Enfim, pódio com troféu: 3º na categoria M25-29

Relato: Enfim, TROFÉU! Há 4 anos, quando cai de paraquedas nas corridas de rua só pensava (e sofria) para terminar as provas, depois em terminar sem caminhar, logo em diminuir o tempo da distância anterior... Já em pódio/troféu até pensei algumas vezes, mas sabia que teria que treinar muito para tal. Cheguei a iniciar treinos com o Jota Jr., melhorei consideravelmente, mas outros compromissos minaram minha sequência de treinamento. Minha disputada categoria M25-29 não alivia na velocidade e acabei desencanando. Parti para as maratonas, foco na resistência com treinos mais lentos e longos. Completei três maratonas e muitas outras virão.

Pós a maratona do Rio, corri até que bem (para os meus parâmetros) as provas: INPE, Oscar e Eugênio Mello. Na Delta SJC tirei o pé por preguiça mesmo, mas na SFXavier e principalmente na Pão de Açúcar (por ser de revezamento) eu queria correr forte. Tentei, forcei e sai meio chateado. Tá certo que não estou treinando devidamente, mas a luz vermelha acendeu, pois a amarela já estava faz tempo rs

Com este histórico fui pra Guará com a vontade de voltar a correr bem... ainda mais porque o meu amigo Bruno Narezzi viu uma possibilidade de pódio. Já desencanado com isto, nem sabia da premiação por categoria nos 5k (na verdade 5,4k) quando fiz a inscrição. Inclusive o Bruno treinando no Jota está a cada prova mais rápido e já na minha bota. Uma "disputa" na brincadeira virou inevitável. Assim ao mesmo tempo que não me deixa tirar o pé (e sair de férias rs), ele também vai melhorando. Logo, assim como o Gerson Narezzi em breve me passará. Tal pai, tal filho rs...

Larguei forte, 1º. o Césinha foi meu coelho, depois o Capitão Zebra mas acompanhar eles por muito tempo é sacrificante demais. Cravei:
1º km em 03:54 forte demais e comecei a manerar.

2º km em 04:15 e ao fazer o retorno o Bruno na minha cola.
3º km em 04:32 já cansado, tentava manter a velocidade.

4º km em 06:17 mas na verdade tinha 1.400 metros, administrei.
5º km em 04:42 neste último olhava por vezes para trás e os demais corredores estavam uns 300m. Na minha frente o Gerson Narezzi (meio lesionado) que me ultrapassou no 4ºkm. Poderia ter dado um sprint, mas pela 1ª. vez corri administrando a colocação (mesmo sem saber ao certo qual) e não por tempo. Muito interessante, gostei rs...


Na hora da premiação, certa expectativa, será que deu... e enfim MEU PRIMEIRO TROFÉU: 3º lugar na categoria M25-29. Já tinha subido no pódio na XXVI Corrida de Tremembé em 2009 mas pra receber uma medalha de nono na categoria dos 10 melhores de M18-29, também subi na 1ª Corrida de  Lagoinha 2011 mas também era uma medalha, de 4º na categoria M25-29. Troféu mesmo foi a 1ª. vez e estou muito feliz. Tudo bem que o nível da categoria desta vez estava mediano, mas também fiz a minha parte, corri forte, concentrado e pela 1ª. vez me dei o direito de ao menos tentar. Obrigado a todos os amigos por esta conquista, e em especial ao Bruno por não me deixar esmorecer. Parabéns aos demais amigos premiados, e em especial a cumadre Edilaine Narezzi pela também estréia no pódio e em 1ª. na categoria.

Edilaine, Diego, Kleber, Wagner, Eu e Césinha.

Resultado: 00:23:39 - Pace: 04:23 min/km
Troféu: 3º de 19º na categoria M2529

Avaliação da Prova:
 Percurso de 5,4k muito bom, basicamente 3 longos grampos por planas e amplas avenidas. Hidratação suficiente. Camisetas de poliamida em cores diferenciadas para as distâncias de 5,4 e 10k. Estrutura não grandiosa, mas suficiente para o evento. Cronometragem com chip descartável. Medalha mediana e troféus bem bacanas, principalmente o meu rs. Kit prova: isotônico, barra de cereal, squezee, sachê protetor solar, repositor energético, chaveiro e sacolinha. Inscrição R$ 30,00, custo-beneficio excelente. Organização ótima, apesar da ausência de staff numa esquina pra reta final (um terreno baldio) ao qual alguns cortaram caminho e também ao insistente (e descabido) pedido do locutor para que os corredores de 5,4k largassem atrás dos de 10k.  Obviamente, poucos obedeceram.

Nota final:
4,5
1 - péssimo, 2 - ruim, 3 -bom, 4 - ótimo, 5 - excelente

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

85. 19ª. Revezamento Pão de Açúcar

Local: Parque do Ibirapuera - São Paulo
Data: 18/09/11 às 8h30min - 20ºC Sol
Numeral: 674-5 - Peso: 79kg - Altimetria: Alta
Site: www.maratonaderevezamento.com.br

Correr com os amigos faz você feliz !

O que faz você feliz? Correr com os amigos faz você feliz! Com este slogan eu e vários amigos fomos para a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, correr e se divertir. No busão do Capitão Zebra, partimos rumo a SP com duas equipes de 8 integrantes cada, inscritas gratuitamente via premiação e presente do amigo Fábio Namiuti. Minha equipe "Pouco Juízo" fez o revezamento na seguinte ordem: Nata (largou na cola da elite), Wilson (correu forte duas pernas, mais de 10k no total), Paulo Gallo (manteve a posição da equipe entre os primeiros), Michel (eu, fiz o possível), Rodrigo Aleixo (correu bem e ainda escoltado pelo Wilson e Nata), João Carlos (pra retomar algumas posições perdidas) e Silvio Américo (que finalizou e foi saudado pelo locutor). A outra equipe não me recordo da ordem, mas era formada: Fabão Medeiros, Namiuti, Edward, Jorge Monteiro, Zebra, Seneval, Zé Roberto e Tonicão.

Revezamento: Paulo Gallo (verde) para Michel (vermelho).

Particularmente, fiz o possível. Larguei forte e senti um prematuro cansaço nas pernas. Tentei mudar a passada, mas tava difícil manter o ritmo forte. Como todos da minha equipe até então tinha corrido forte, estávamos uma volta na frente da multidão de corredores, calculo entre os 15 primeiros. Quem me ultrapassava tinha porte (e velocidade) de elite. Para não perder muitas posições, buscava forças e dava alguns sprints tentando uns fartlek. Daí veio a subida da Rubem Berta e não via a hora de retorná-la e descer pra finalizar minha participação. Passei a munhequeira pro Rodrigo exausto. Obviamente, nosso objetivo não era competir por tempo, mas mesmo assim tivemos uma colocação louvável e graças ao trabalho e amizade de todos.

Meu tempo: 5.6km em 00:26:37 pace 04:45 min/km

Equipe "Pouco Juízo": 03:08:51 pace 04:29 min/km
25ª . colocada das 2.426 equipes octetos
Equipe Lembu-Kan D: 03:38:38 pace 05:11 min/km
85ª . colocada das 2.426 equipes octetos

Os números impressionam. Sexta maior corrida do mundo e a maior de revezamento. Foram 32 mil corredores, numa organização e logística excelente. Percurso dentro do Parque Ibirapuera excelente, arborizado e plano. Hidratação tranquila e com isotônico ao final. Kit prova básico: camiseta poliamida, medalha e apenas uma barrinha de cereal. Sem frutas,  lanches ou brindes. Custo x benefício ruim, para o porte do Pão de Açúcar e com inscrição a R$ 70,00 por corredor. 

domingo, 4 de setembro de 2011

84. Corrida de São Fco. Xavier

Local: Distrito de São Fco. Xavier - SJCampos
Data: 04/09/11 - 8h30min - Clima: 20ºC Sol
Numeral: 445 - Peso: 79kg - Altimetria: Alta
Site: www.minhasinscricoes.com.br/CORANIVERSFXAVIER/2011/

Em algum momento, todos se foram, menos eu.

Meio indisposto durante toda a semana, não treinei nada. A viagem rumo ao aprazível distrito de São Francisco Xavier foi na amigável companhia e busão da Equipe 100 Juízo, ao qual novamente agradeço, mas as inúmeras curvas da estrada me derrubaram. O enjoo foi bravo. Cheguei pra prova desanimado. Dada a largada, não tinha grandes pretensões, mas sinceramente não imaginava que o resultado final seria tão ruim. Com uma insegurança estomacal grande, num percurso desafiador (pra não dizer difícil), fiz o que pude. Primeiro sai forte, no meio do percurso diminui (muito) e só voltei a forçar o ritmo no último km. Marcação malucada dos paces, talvez devido ao posicionamento das placas, mas uma coisa era fato comprovado por quem correu de relógio com GPS: o percurso tinha no total 5.300 metros.

5,3 km em 00:24:57 pace 04:42 min/km

Parabéns a Secretaria de Esportes de SJCampos pela organização e ao amigo Wagner Moraes pelo percurso montado: desafiador e interessante, só falta arredondar os km's pra baixo kkk. Inscrição 0800, kit prova com: ótima camiseta, medalha alusiva ao distrito, lanche recheado com suco e até bombom. Hidratação farta. Premiação por categoria, inclusive parabéns a toda equipe 100 Juízo pelos inúmeros canecos. E na viagem de retorno, viemos apreciando a nova bebida: Budweiser.

domingo, 28 de agosto de 2011

83. Série Delta - Etapa Marrocos

Local: Shopping Colinas - SJCampos - SP
Data: 28/08/2011 às 8h - 22ºC Sol
Numeral: 775 - Peso: 79kg - Altimetria: Baixa
Site: http://www.seriedelta.com.br

Minha 5ª participação nesta prova (três em 2010 e duas em 2011) e não esperava muita coisa, nem da prova, nem de mim mesmo. Aliás, preciso voltar ao prumo, pós-maratona relaxei demais: praticamente desferi um golpe certeiro com o membro inferior em pináculo de sustentação campestre (tradução: chutei o pau da barraca) no meu treinamento. Mas voltarei! Inclusive novos desafios interessantes (revezamentos) veem por aí: Pão de Açúcar (5km) e Ayrton Senna (10km).

Para esta edição, houve uma importante alteração no percurso, ao tirar a largada de trás do shopping e trazê-la para o mesmo local do pórtico de chegada, com isto acertaram a exatidão da prova de 5km, mas tiveram que incluir um trecho a mais depois do viaduto usual de retorno. Novamente fiz o básico. Larguei com o meu irmão @MaxTenista (inscrito 5km Circuito Popular) e nos km's finais com o meu tio @Lccandido apertei o ritmo. Ao final, sprint de 04:10 para tentar compensar os outros paces altos e braços ao alto para a foto de chegada. Valeu e até domingo:


10 km em 00:50:08 pace 05:01 min/km

Apesar do mais do mesmo das edições anteriores, a organização é ótima. Kit com medalha e camiseta de qualidade, revista O2, isotônico, frutas, etc. O percurso é questionável pela repetição do traçado, mas é plano. Agora com a correção e o retorninho melhorou. Pode melhorar? Sim, vamos lá: premiação por categoria, retirada do kit e chip no dia do evento, preço mais acessível... Vou pra etapa Quênia e espero que tenha uma camiseta de Finisher, vejamos.

domingo, 21 de agosto de 2011

82. V Corrida Eugênio de Melo

Local: Distrito Eugênio de Melo - SJCampos - SP
Data: 21/08/11 - 8h30min - Clima: 15ºC Nublado
Numeral: 5609 - Peso: 79kg - Altimetria: Média

Eu, de verde, enjoado com manguito e luvas kkk

Com parte da equipe na Meia Maratona do Rio e outra parte debaixo do coberto, neste domingo de muito frio: eu, Luis Carlos e o cada vez mais corredor, além de tenista do Atleta Cidadão, meu irmão, Willian Max, ficamos com a missão de representar a equipe Vinac Consórcios na querida Corrida Aniversário do Distrito de Eugênio de Melo. Esta corrida é como comida caseira de mãe, simples, porém saborosa. E nesta prova fiz um simples bem feito.

5 km em 00:22:30 pace 04:20 min/km
8º de 50º na categoria M2529

Percurso ótimo, apesar dos 200m a mais, adentrou ao bairro e apresentou o esporte aos moradores. Hidratação tranquila. Kit prova: boa medalha e ótima camiseta de poliamida, sacola bag ecológica útil para compras, lanche de queijo e presunto, suquinho, barra cereal e maça. Além do serviço de massagem. Tudo isso com inscrição gratuita. Ao final, sorteio de três pares de tênis pela World Tennis. Parabéns à toda equipe da Prefeitura de SJC, em especial a Sandra da Secretária Esportes.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

81. Oscar Fashion Running

Local: Vale Sul Shopping - SJCampos - SP
Data: 07/08/11 às 8h20min. - 25ºC Sol
Numeral: 1285 - Peso: 79 km - Altimetria: Média


A Oscar Fashion Running é um prova muito bem organizada. Fui para ela pra desfrutar do evento como todo, rever os amigos... Já na corrida, fiz o básico, ainda meio cansado pós Maratona do Rio. Corri um bom trecho com a Maria José (foto acima). Dei uns sprints durante alguns trechos da provas e nos metros finais incentivei o amigo Fábio Vilhena onde aceleramos e chegamos juntos:


10km em 00:48:27 pace 04:51 min/km

Organização e estrutura excelente; Kit prova: excelente camiseta Adidas, medalha bonita, frutas, isotônico, sacolinha. Talvez pelo  valor da inscrição e porte da loja Oscar no varejo e aos fornecedores, faltou um brinde extra; Percurso: bom e desafiador, mas 2 voltas de 5k é sempre chato. Sinalização, segurança e hidratação tranquila. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

80. Super 5km Aeroespacial

Local: ADC INPE - SJCampos
Data: 31/07/11 - 8h - Clima: 17ºC
Numeral: 136 - Peso: 79kg - Altimetria: Média
Organização: http://www.inpe.br/50anos

Em comemoração aos 50 anos do INPE esta agradável corrida foi inserida no Circuito Joseense de Corridas de Rua. Acredito que fiz uma boa participação considerando uma pausa de vários dias dos treinos pós cansaço da maratona do Rio. Nitidamente, faltou treinos de tiros para manter o cardio-respiratório em condições competitivas e na altura do 2,5km começou uma forte dor de lado. Na reta pro retorno do aeroporto, reduzi bem e fui tentando administrar. Não vi as placas de marcação de km, depois fui informado que eram minúsculas. Na reta final, numa longa descida, embalei mas ainda não era um sprint. Corredor amigo César da 100 Juízo encostou, chamou e ultrapassou, mas só fui conseguir reagir e retomar a posição nos metros finais. Valeu pelo "brincadeira". Muito bom rever toda a galera: Mineiro voando baixo, Jotinha correndo forte no "quintal de casa", Orlando Antunes reaparecendo, Paulo Gallo dando risadas das minhas bobeiras, Bruno Narezzi e Adriano disputando quem chegará 1º na minha frente rs... e muitos querendo saber detalhes da maratona. Nestes momentos que a alegria de correr se complementa...

Antes do 2km, o César (de verde) já na minha bota kkk

5km em 00:22:04 pace 04:25 min/km

Evento novo, percurso bem interessante: seguro e rápido. Kit prova: camiseta poliamida, medalha bem grande (a maior já vista), squeeze, toalhinha, boné, barra cereal e frutas. Sorteio de tênis, relógios Garmin, pacote de viagens para correr na Argentina e outros. Apenas acho desnecessário a entrega do kit antecipado, requer duas idas ao mesmo local, além de dificultar a logística dos corredores de outras localidades. Ótima organização, ainda mais pelo custo x benefício: R$35,00.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

79. Maratona do Rio de Janeiro

Local: Praia do Recreio - Rio de Janeiro
Data: 17/07/2011 às 7h30min - 25 a 30ºC Sol
Numeral: 4265 - Peso: 79kg - Altimetria: Média



Maratona Caixa da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, minha prova alvo de 2011, prova de abertura dos 5º Jogos Mundiais dos Militares e eu com uma maratona de 44,195 km para correr. Isto mesmo, 2km a mais da homérica distância oficial. Explico: eu e Fábio Matheus na maratona (largada no Recreio às 7h30) junto com o Bruno Narezzi na meia (largada na praia do Pepê às 7h), por uma questão de localização do nosso hotel em Copacabana (Mar Palace), optamos por irmos de táxi até as largadas em vez do ônibus fornecido pela organização com saída no Flamengo. Pegamos um congestionamento num túnel em São Conrado (20 min. parados). Conseguimos deixar o Bruno no horário, mas próximo ao local da largada da maratona o caminho estava bloqueado, eu e Fábio Matheus tivemos que descer do táxi e corrermos por 2km até a largada. Ao chegamos a largada já estava acontecendo e, assim no susto, saímos um tanto forte para alcançarmos os corredores. Aí sim que minha estratégia de iniciar a prova mais forte, com um split positivo, ganhou respaldo.

Assim como nas maratonas de São Paulo e Assunção, sai num ritmo insustentável para conclusão. Todavia, estratégico, uma vez que acredito que correr uma maratona é muito mais suportar o sofrimento inerente a sua jornada do que propriamente correr. Então, acho que preciso largar num ritmo um pouco mais forte pra ajustar na segunda metade da prova e vai que... num milagre... eu consiga manter o ritmo por boa parte da prova e fazer um ótimo tempo de prova. Assim, fiz o 1km em 05:05, os 10k passei pra 53 minutos e alguma coisa e... infelizmente o restante das parciais eu nunca saberei. Ocorreu que, ao concluir a prova, parei o cronômetro e, exausto, ao tentar gravar, confundi-me com os botões e mantive um pressionado que tinha função de apagar toda a atividade. 

Apesar dessas intercorrências e também de, no meio da prova, ter me atrapalhado com o IPOD que não queria funcionar, considero ter feito uma excelente prova. Emocionei-me demais, inclusive, ao passar pela Leiliane no km 37 em Copacabana (foto), não sabia se parava, conversava, chorava... 


Já região do Botafogo, ao tentar projetar um tempo final de prova, não consegui realizar cálculos simples de tempo e pace, estava exausto... O sol forte foi um fator muito negativo para a minha concentração, ainda mais quando lembrei durante a prova que não tinha feito nenhum recente longão em tais condições. Ainda bem que eu tinha passado em sub-2h a metade da prova, assim tive "gordurinha" pra correr mais lento a parte final e concluir com um tempo até que satisfatório. De tudo isso que passei, ficou uma coisa recorrente na minha mente: OS METROS FINAIS FORAM MÁGICOS... faltando uns 600m sprintei forte, emocionado, na adrenalina, parecia que toda aquela chegada era só minha: abri os braços como no logotipo da prova e no tapete da chegada, inexplicavelmente saltei sem entender. A foto sintetiza! Cidade maravilhosa... maratona idem.


42.195 metros em 04:27:55 pace 06:21 min/km

Organização impecável. Hidratação excelente: vários postos com água gelada, dois de Powerade e de carbogel. Percurso maravilhoso costeando a orla carioca, com isolamento e marcação perfeita dos km's. Kit pré e pós prova satisfatório. Participação do público intensa. Medalha e camiseta mediana.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

78. 25k da 17ª Maratona de SP

Local: Av. Roberto Marinho - Ponte Estaiada - SP
Data: 19/06/11 - 8h25min - 18ºC Sol
Numeral: 11682 - Peso: 79kg


Depois dos meus últimos recordes pessoais batidos nas distâncias de 7k e 10k, sem ao menos saber ao final destas provas que era recorde, aprendi: sempre ler na véspera da prova o relato do meu recorde naquela distância e memorizar os paces. Por mais sossegado que eu planeje correr, sempre gravar estes números na minha mente, pois a melhora de tempo numa determinada distância pode ocorrer num dia inesperado, num dia em que tudo pode dar certo e você tem que estar preparado para fazer a sua parte. Com 02:17:00 e pace de 05:29 nos 25k em 2009 memorizada, fui para a largada querendo rodar a 05:30 fazer um treino de luxo para a Maratona do Rio (daqui 28 dias), sem quebrar, sem sentir a dor no joelho direito e sem a "sofridão" dos kms finais das últimas corridas.

Mas quem tem amigos bate recorde fácil kkk... Posicionado com a tropa comandada pelo amigo-corredor @wagner_corredor, aceito (receoso) o desafio de rodarmos 5x1 até os 10km. Largamos costurando a galera, passamos pelo Fábio Matheus @fmatheus10 que corria num ritmo muito bom para a maratona. Cravamos 25:05 nos 5km e aviso ao Wagner ritmista do pelotão que reduziria, pois "temia" os kms finais. Encaixei o ritmo planejado de +/- 05:30 e cravei 52:00 exatos nos 10km. A cada pace, mais surpreso eu ficava pois estava inteiro, corria fácil e com vontade de acelerar. Cravei 01:18:05 nos 15km (seria meu novo recorde na São Silvestre). Ganhava confiança e no 16km utilizei o IPOD, que nas provas longas sempre deixo pra metade da prova em diante, e desta vez com um playlist inusitado com um sertanejo chamado Gusttavo Lima, acho que vai estourar kkk


Ao adentrar a Cidade Universitária, tinha certeza que o recorde seria estourado. Então, pensei na Maratona do Rio e no quanto um sprint valeria a pena. Diferentemente de outras provas, tirei o pé nos km's finais e no último fiz em 05:49, mais agradecendo a Deus do que correndo, tanto que foi o meu maior pace da prova. Terminei inteiro, com vontade de correr mais, achando até que deveria ter ido pros 42km. Mas hoje tenho a certeza que tudo tem o seu tempo, e neste domingo o momento era de arrebentar nos 25k com esse meu RECORDE.

25km em 02:10:39 pace 05:13 min/km
19º de 162º na Categoria M25-29


domingo, 5 de junho de 2011

77. Unimed Run 2011

Local: Shopping Colinas - SJCampos - SP
Data: 05/06/11 às 8h30min - 14ºC Frio
Numeral: 1357 - Peso: 79kg
Organização: http://www.unimedrun.com.br


Adoro correr a Unimed Run e das suas edições sempre tenho boas recordações: em 2010 foi o recorde nos 10km e agora novamente novo recorde com o tempo de 45:33, apenas 4seg. abaixo da prova de 2010 que foi em outro percurso. 

Ainda não venho treino a contento devido vários afazeres e alguns problemas, mas sigo... Tinha feito 47:40 domingo passado na corrida da Delta e sai dela feliz da vida. Descansei bastante, fiz apenas um treino (10km intervalado) na quinta e fui confiante para Unimed apenas para baixar o tempo da Delta. Mas algo de errado aconteceu kkk... Larguei forte e procurei manter o pace levemente abaixo de 04:45. Já na Av. São João apertei o ritmo e adentrando ao Esplanada apertei ainda mais, rodando na casa dos 04:25. Geralmente eu seguro um pouco nos km's 6 e 7 para ter gás  na aceleração final, mas desta vez (na garra) mantive o ritmo. Desci embalado na descidona da ETEP, fechando o 8km com pace de 04:06. Já não tinha mais gás, estava ofegante e na reta oposta apenas administrei, fiz o cotovelo e incentivado pelo amigo organizador da prova, Sylvio Bittencourt, acelerei na longa reta de chegada pra fechar com o recorde:

10 km em 00:45:33 pace 04:33 min/km

Organização excelente da AvatarSports. Horário de largada ideal. Percurso excelente, assim que eu gosto: variado, com algumas curvas, subidas e descidas. Segurança, isolamento e marcação do percurso impecáveis. Hidratação suficiente. Kit prova recheado: excelente camiseta e medalha, frutas, barra cereal, isotônico, sacolinha e (a novidade) um par de chinelos kkk. Divulgação rápida dos premiados, inclusive via twitter @UnimedRun.

domingo, 29 de maio de 2011

76. Série Delta - Etapa Etiópia

Local: Shopping Colinas - SJCampos
Data: 29/05/2011 às 8h - 16ºC
Numeral: 725 - Peso: 79kg
Organização: www.seriedelta.com.br


Um dia complexo. Venho de um momento pessoal de desafios e preocupações que estão minando meus treinos. Pensei em não ir correr, mas como meu irmão, Willian Barros, iria estrear numa prova adulta: 5,6k do Circuito Popular, busquei motivação para estar bem neste dia. Cheguei em cima da hora e fui direto largar no pelotão Quênia, mais pra fazer uma graça, mas a largada já em ritmo forte me ajudou a ter um tempo médio de prova muito bom.

Mantive um ritmo forte do começo ao fim. Na looooonga reta de chegada, já não estava aguentando mais, quando o meu irmão Willian gritou me incentivando. Sprintei e fechei o 10km em inacreditáveis 03:58, e tempo total prova em 47:40. Fiquei por minutos em êxtase. Tudo bem que já fiz tempos melhores, inclusive um deles me credenciando para largar hoje no pelotão Quênia, mas diante da vontade de não ir correr, do desânimo e dos problemas, eu fui excelente e por isso comemoro. Parabéns meu irmão pela sua participação e principalmente imensa felicidade em ter corrido toda a prova sem andar !

10 km em 00:47:40 pace 04:46 min/km

Percurso já manjado, todo plano, seguro e de 2 voltas pra categoria 10km. Hidratação e organização ótima. Kit pós-prova com excelente camiseta e medalha, frutas a vontade e isotônico. Custo-benefício questionável: valor inscrição elevado e faltou premiação por categoria, ao menos pra prova de 10km.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

75. Corrida Corujão - Dia do Desafio


Local: SESC - SJCampos - São Paulo
Data: 25/05/11 Meia noite - 21ºC
Percurso: 5 km - Peso: 79kg


Dia do Desafio ou Challende Day (pra quem é importado) e São José dos Campos disputando com a cidade de Ensenada, na Baja California - México. E, também por isso, participei desta corrida/treino de 5km organizada pelo SESI. Percurso bacana, num horário diferenciado e com vários corredores amigos. Na corrida em si, fiz o básico, sem novidades. Segue o percurso bem legal:


5km em 00:23:40 pace 04:44 min/km


segunda-feira, 23 de maio de 2011

74. 1ª Corrida Pedreste de Lagoinha

Local: Praça Augusto Ribeiro - Lagoinha - SP
Data: 22/05/11 às 9h - 19ºC Sol
Numeral: 642 - Peso: 79kg

Hospedamos na agradável Pousada Guimanna, (ótimo atendimento e valor, e check-out até às 17h aos corredores). O evento recebeu muitos corredores "canelas-finas das diversas cidades próximas em busca da premiação em dinheiro no geral, além do s troféus nas categorias de 5 em 5 anos. Logo, prova de ritmo puxado. Eu, Vanderléia, Venâncio, Wagner e Gerson Narezzi (de Vinac) largamos juntos morro abaixo com +/- uns 150 corredores, mas nativos mesmo uns 10 a 15%. Mais de 1km em descida, com um abrupto declive ao final para adentrar numa estrada de terra, com vários sobe-desce, que torna-se o único trecho da prova: é ir e logo mais retornar por ela mesmo. Não havia marcação de km's e fui num ritmo puxado mas possível. Ao retornar, novamente os vários sobe-desce e aquela abrupta descida do inicio, agora, torna-se a subida mais íngreme que já enfrentei nestas mais de 70 corridas. Incorrível, então subi andando. Após a subida, restava apenas 1km para o pórtico e disparei finalizando com 00:34:28, recorde pessoal mundial nos 7km.



7km em 00:34:28 pace 04:55 min/km

Quando da premiação o Narezzi, que bicudava na tenda da organização, avisa-se que ficamos em igualmente em quarto lugar nas nossas respectivas categorias. Nem acreditei. E assim de forma singela e despretensiosa veio meu primeiro pódio: quarto colocado na categoria M25-29. Bom demais, depois a rádio local ainda veio me entrevistar kkk





segunda-feira, 9 de maio de 2011

73. Longão Taubaté a Aparecida

Local: Rodovia Dutra KM 107 - Taubaté - SP
Data: 07/05/11 às 8h30min - 24ºC Sol
Percurso: 37 km - Peso: 79kg


Sábado, véspera dos dias das mães, largamos de Taubaté rumo a Aparecida pela Via Dutra para 37 peregrinos quilômetros... cada amigo corredor com sua missão de esporte e de fé, com ajuda do apoio dos nossos queridos staff's em cinco veículos. Larguei com os amigos Namiuti, Tonicão e Toninho num ritmo de 6x1 e assim fomos juntos até praticamente os 20 km. Estava ainda me recuperando de um forte resfriado de dias antes e na altura do 25 km sinta dores da corrida e pelo corpo (costas e coriza), então diminui bem o ritmo, deixei a turma ir e intercalei com algumas caminhadas.
Após certo tempo alcancei o guerreiro Tonicão que caminhava e fomos junto. Restando +/- 4km, encontramos com um providencial carro-staff, exausto utilizei todos os recursos: carbogel, pastilha eletrólitos e gatorade. Tonicão ameaçou ficar, mas veio logo a trás. Até que após um dos últimos sobe-desce (dos inúmeros da Dutra), tomei um susto de felicidade ao avistar os amigos Toninho e Namiuti, aproveitei todo o declive para encostar neles. Infelizmente o Namiuti estava lutando contra uma dor no quadril e parou. Seguimos eu e o Toninho num ritmo quase de caminhada até avistarmos a cúpula da Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. Diante de tal visão, emocionado, chorei. Agora tinha a certeza que iria concluir, faltavam menos de 2 km:

Nos metros finais, Tonicão e Namiuti aguardavam nos carros-staff's para chegarmos juntos correndo. Assim ao adentrarmos no Santuário, travei o relógio, abracei o amigo Namiuti pela organização desse treino e agradeci a Deus, a Jesus Cristo e a Sua Mãe pela força espiritual na jornada integralmente cumprida. Ao encontrar com os demais corredores, todos satisfeitos e felizes, independente da distância em que participaram.

37km em 04:15:36 pace 06:54 min/km